Maior Superlua do ano aparece no céu nesta quinta (17)
A maior Superlua de 2024 deve brilhar no céu noturno desta quinta-feira (17), marcando a terceira vez que veremos o fenômeno neste ano – mas não a última.
No Brasil, a Lua deve nascer no horizonte na direção leste pouco após às 18h30 (horário de Brasília) na quinta-feira.
As Superluas ocorrem quando uma Lua cheia coincide com o momento em que o satélite se encontra em seu ponto mais próximo da Terra (perigeu), já que a órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito, mas um caminho elíptico.
Embora existam definições diferentes para isso, uma Lua cheia que está pelo menos 90% no perigeu já costuma ser considerada uma Superlua. O nosso satélite pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante no perigeu do que quando está em seu ponto mais distante do planeta, conhecido como o apogeu.
Durante cada órbita de 27 dias ao redor da Terra, a Lua atinge o perigeu quando está a cerca de 363.300 km da Terra e o apogeu quando está a cerca de 405.500 km do nosso planeta. No entanto, a distância exata desses pontos varia, e algumas Superluas podem chegar mais próximas que outras.
O fenômeno ocorre de três a quatro vezes por ano, sempre de maneira consecutiva.
Já observamos duas Superluas, em agosto e setembro. Além do fenômeno desta quinta, ainda poderemos testemunhar mais uma em 15 de novembro.
Últimas Notícias
Em um ano, Programa Celular Seguro recupera cerca de 2,4 mil aparelhos roubados ou furtados em Alagoas
Dois corpos são encontrados em cemitério clandestino no Rio de Janeiro
Após notar irregularidade, Promotoria de Justiça exige concurso para Controle Interno na Câmara de Craíbas
Batalhão Ambiental registra nove ocorrências em Joaquim Gomes em apenas um dia

