Navio de R$ 345 milhões da Marinha da Nova Zelândia tomba e afunda com 75 pessoas a bordo em Samoa
Um navio da Marinha da Nova Zelândia encalhou e afundou perto de Samoa, e todos os 75 tripulantes e passageiros a bordo foram salvos, de acordo com um comunicado da Força de Defesa da Nova Zelândia. O Manawanui, um navio especializado em mergulho e hidrografia — que custou ao governo neozelandês R$ 345 milhões em 2018 —, encalhou na costa sul de Upolu na noite de sábado enquanto realizava uma pesquisa de recifes. O motivo do encalhe é desconhecido e requer uma investigação mais aprofundada.
Segundo a Força de Defesa da Nova Zelândia, algumas pessoas resgatadas sofreram ferimentos leves, inclusive por atravessarem um recife. Vários navios responderam e ajudaram a resgatar a tripulação e os passageiros, que haviam deixado o navio em botes salva-vidas.
— Estamos muito gratos pela ajuda de todos os envolvidos, desde o RCCNZ [Centro de Coordenação de Resgate], que coordenou os esforços de resgate, até os navios que responderam e levaram nossa tripulação e passageiros do Manawanui para um local seguro — disse o Comandante do Componente Marítimo, Comodoro Shane Arndell.
Às 6h40 da manhã de domingo (no horário local), o navio estava fortemente inclinado e a fumaça era visível. Às 9h, soube-se que ele havia virado e estava abaixo da superfície. A Ministra da Defesa da Nova Zelândia, Judith Collins, descreveu o encalhe como um "desafio real para todos a bordo" e enfatizou a importância de determinar a causa para evitar ocorrências semelhantes no futuro.
As operações de resgate foram coordenadas pelos serviços de emergência de Samoa, com apoio do pessoal de defesa australiano e do centro de resgate da Nova Zelândia.
O Manawanui é utilizado para realizar uma variedade de tarefas especializadas de mergulho, salvamento e pesquisa na Nova Zelândia e no Pacífico Sul.
Últimas Notícias
Caso Dyllan: Mãe e padrasto são condenados pela morte de menino de 3 anos em Arapiraca
Homem é preso após invadir 3º BPM para ameaçar ex-companheira em Arapiraca
Confederação tira título de Senegal e declara Marrocos campeão da Copa Africana de Nações
Homicídio em área de difícil acesso mobiliza forças de segurança em Piaçabuçu
Governo do Estado assegura novo Portugal Ramalho; decisão judicial impulsiona projeto Grande Maceió
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Debate sobre o dia 18 de maio em São Sebastião

