Navio de R$ 345 milhões da Marinha da Nova Zelândia tomba e afunda com 75 pessoas a bordo em Samoa

Um navio da Marinha da Nova Zelândia encalhou e afundou perto de Samoa, e todos os 75 tripulantes e passageiros a bordo foram salvos, de acordo com um comunicado da Força de Defesa da Nova Zelândia. O Manawanui, um navio especializado em mergulho e hidrografia — que custou ao governo neozelandês R$ 345 milhões em 2018 —, encalhou na costa sul de Upolu na noite de sábado enquanto realizava uma pesquisa de recifes. O motivo do encalhe é desconhecido e requer uma investigação mais aprofundada.
Segundo a Força de Defesa da Nova Zelândia, algumas pessoas resgatadas sofreram ferimentos leves, inclusive por atravessarem um recife. Vários navios responderam e ajudaram a resgatar a tripulação e os passageiros, que haviam deixado o navio em botes salva-vidas.
— Estamos muito gratos pela ajuda de todos os envolvidos, desde o RCCNZ [Centro de Coordenação de Resgate], que coordenou os esforços de resgate, até os navios que responderam e levaram nossa tripulação e passageiros do Manawanui para um local seguro — disse o Comandante do Componente Marítimo, Comodoro Shane Arndell.
Às 6h40 da manhã de domingo (no horário local), o navio estava fortemente inclinado e a fumaça era visível. Às 9h, soube-se que ele havia virado e estava abaixo da superfície. A Ministra da Defesa da Nova Zelândia, Judith Collins, descreveu o encalhe como um "desafio real para todos a bordo" e enfatizou a importância de determinar a causa para evitar ocorrências semelhantes no futuro.
As operações de resgate foram coordenadas pelos serviços de emergência de Samoa, com apoio do pessoal de defesa australiano e do centro de resgate da Nova Zelândia.
O Manawanui é utilizado para realizar uma variedade de tarefas especializadas de mergulho, salvamento e pesquisa na Nova Zelândia e no Pacífico Sul.
Últimas Notícias

Homem é brutalmente assassinado com mais de 30 facadas no Sertão alagoano; três suspeitos são presos

BC passa a apurar mensalmente dados sobre juros e encargos totais no cartão

Padrasto é preso suspeito de matar menino de 2 anos em Maceió após laudo apontar agressão

Suspeito de matar jovem com facada no pescoço se entrega à Polícia Civil no Sertão alagoano

Grátis: Escola Mulheres+ no Cinema oferecerá atividades formativas no setor audiovisual ao longo de 2025 em Maceió
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

3º Festival do Camarão em Arapiraca
