Casal migra três estações da Bacia Leiteira para Mercado Livre de Energia

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) deu mais um passo para a migração de suas estações do Mercado Cativo para o Mercado Livre de Energia. É que a Empresa, visando a redução de gastos com o insumo, bem como seu equilíbrio financeiro, publicou, na sexta-feira (27/09), no Diário Oficial de Alagoas, e em seu site institucional (clique aqui), o edital da Licitação Eletrônica Nº 18/2024.
Segundo a vice-presidente Operacional da Casal, Laura Petri, a transição prevista nesse edital contemplará três estações do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira: a captação e a elevatória 01, ambas em Pão de Açúcar; e a elevatória 02, em São José da Tapera. Nelas, a migração para o Mercado Livre proporcionará reduções de gastos com eletricidade estimados em, no mínimo, 20% quando comparados aos valores praticados pelo Mercado Cativo.
“A Casal atua de acordo com a Lei Nº 13.303/2016 e com seu Regulamento Interno de Licitações, Contratos e Convênios para adquirir 4,18MW (Megawatts) médios de energia com comercializadores do insumo. A economia gerada para a empresa será então reinvestida para melhorar sua realidade operacional, seja com reformas, treinamento do pessoal ou aquisição de equipamentos”, informou Petri.
Já o superintendente de Eficiência Energética e Operacional da Companhia, Wolffgang Amadeu, informou que a licitação está marcada para ocorrer no dia 30 de outubro de 2024, com início às 9h. O critério de julgamento será o menor preço. E, considerando o pleno desenvolvimento do processo, a migração para o Mercado Livre deverá ocorrer a partir de março de 2025.
“O valor de 4,18MW refere-se à capacidade instalada (motobombas) para as três unidades proponentes à migração, com isso a Casal irá adquirir no Mercado Livre de Energia cerca de 36 milhões de kWh/ano para estas 3 unidades componentes do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira Alagoana”, esclareceu o superintendente.
Casal e Mercado Livre de Energia
No ano de 2023, a Casal se tornou a primeira estatal alagoana a migrar para o Mercado Livre de Energia. A mudança entrou em vigor em 2024 e foca não apenas na eficiência econômica, mas também em melhorias nos serviços oferecidos pela empresa.
Na ocasião, o contrato firmado com a Urca Energia, empresa que assinou contrato com a Companhia estatal em 2023, determinou a transição de 23 unidades consumidoras da Casal para o novo modelo. A captação do Sistema Pratagy, em Maceió, é uma delas. A vice-presidente Operacional da Casal, Laura Petri, ressaltou que as empresas de saneamento vêm ampliando a participação no Mercado Livre de Energia, em busca de eficiência operacional e maior produtividade.
“Aqui na Casal, utilizamos toda a nossa capacidade técnica para garantir que, com a economia de energia, possamos ampliar os investimentos e otimizar nossos serviços, tão importantes para o desenvolvimento do Estado”, pontuou a gestora.
Últimas Notícias

Câmara proíbe aproximação de agressor com consentimento da vítima

Homem morre ao ser sugado por motor de avião em aeroporto na Itália

Grupo de jovens católicos tem prejuízo de R$ 540 mil após viagem ser cancelada por empresa de turismo

Colisão entre motocicletas deixa três pessoas feridas em Arapiraca

Equipe de taekwondo de Arapiraca conquista seis medalhas no Campeonato Regional Nordeste
Vídeos mais vistos

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
