PF apreende R$ 1 milhão em espécie em Alagoas e no Ceará; suspeita é de compra de votos

A Polícia Federal apreendeu nesta sexta-feira R$ 500 mil em espécie em Maceió, Alagoas, e a suspeita é que o dinheiro seria usado para compra de votos. Na quinta-feira, o mesmo valor em espécie foi apreendido em Juazeiro do Norte, no Ceará, e a polícia apura se o valor seria usado para compra de votos na região do Cariri.
No caso em Maceió, a polícia abordou um suspeito com a quantia em Ponta Verde, bairro nobre da capital. "A operação foi desencadeada após uma denúncia indicar que uma pessoa realizaria o saque de uma grande quantia para ser utilizada na compra de apoio eleitoral para o pleito que será realizado em 6 de outubro", informou a polícia.
Durante a abordagem, os policiais localizaram o dinheiro "sem aparente origem lícita ou justificativa plausível para o transporte". O suspeito foi conduzido à sede da PF para prestar esclarecimentos e um inquérito foi aberto para apurar possíveis crimes de relacionados a compra de votos, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro.
No Ceará, a ação da PF ocorreu também após denúncias sobre o transporte irregular de valores.
Conforme a polícia, "as notas estavam na posse de dois suspeitos que foram conduzidos à sede da PF em Juazeiro do Norte para prestar esclarecimentos.". Os policiais informaram que não havia uma justificativa plausível para o transporte em espécie.
Um inquérito foi também instaurado para apurar possíveis crimes relacionados a corrupção eleitoral, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro ou outras atividades ilícitas.
No mês passado, o GLOBO mostrou que de janeiro a agosto foram instaurados na PF 1.061 investigações relacionadas a crimes eleitorais. Até agosto, a polícia havia registrado 100 inquéritos de compra de votos. A maior parte, no entanto, — 377 casos — apura a inscrição fraudulenta de eleitores.
Outra conduta que motivou a instauração de inquéritos está o chamado "Caixa 2" de campanhas anteriores, quando o candidato utiliza recursos financeiros sem declarar à Justiça Eleitoral.
Últimas Notícias

VÍDEO: Ladrão usa chave de fenda para invadir loja na Ponta Verde e foge com notebook, dinheiro e celulares

Cabo da FAB é condenado a prisão por ter chamado tenente de 'bunduda'

Três homens são assassinados a tiros na calçada de residência em Caruaru

Projeto Sabão Ecológico do IMA une preservação e reaproveitamento de resíduos

Quatro vítimas de chacina registrada em Estrela de Alagoas são sepultadas na zona rural da cidade
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa de 71 anos de Feira Grande
