'Xapa Xana': Lubrificante de cannabis estava entre produtos mais vendidos por traficantes presos no DF
Na terça-feira (24), a Polícia Civil do Distrito Federal prendeu um grupo suspeito de prescrever derivados da maconha para humanos e animais de estimação. Segundo a investigação, um dos produtos mais vendidos pelos traficantes era um lubrificante vaginal feito com cannabis, conhecido como "Xapa Xana", que é ilegal no Brasil.
O frasco do óleo custava R$ 929. Ele era vendido pela internet para todo país e entregue pelos Correios, que auxiliaram a polícia na investigação.
Ao todo, quatro pessoas foram presas na operação que levou o nome de "Aruanda". As prisões ocorreram em Brasília e em Pirenópolis (GO) (saiba mais abaixo).
De acordo com a Polícia Civil do DF, esta é a primeira vez que a Delegacia Especializada em Repressão às Drogas (CORD) apreende esse tipo de material.
Todos os produtos apreendidos serão incinerados, conforme a polícia.
Chocolates e brownies com maconha
A operação Aruanda contou com a colaboração da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) e dos Correios. Segundo a investigação, os suspeitos prometiam a "cura" para diversas doenças mediante o uso dos produtos feitos com cannabis.
Conforme a Polícia Civil do DF, por meio das redes sociais, os traficantes vendiam os produtos, realizavam diagnósticos, faziam prescrições e indicavam quantas vezes a pessoa deveria usar o "medicamento", "exercendo ilegalmente a medicina e praticando curandeirismo".
A investigação mostra que o grupo também prescrevia as drogas para animais de estimação. Ainda conforme a polícia, também eram comercializados alimentos com entorpecentes, como chocolates e brownies com maconha, e há indícios de que o grupo vendia produtos comestíveis feitos com cogumelos alucinógenos.
O laboratório do grupo criminoso ficava em Pirenópolis. Segundo o delegado Waldek Fachinelli, que comandou a operação, as sementes das plantas foram trazidas de outros países de forma ilegal. Se condenados, os suspeitos podem pegar até 39 anos de prisão, pelos crimes de:
Exercício ilegal da medicina
Curandeirismo, charlatanismo
Tráfico de drogas interestadual
Associação para o tráfico
Disseminação de espécies que possam causar dano à agricultura, à flora e aos ecossistemas (crime ambiental)
Últimas Notícias
Jovem faz trote sobre explosivo no aeroporto de Guarulhos e GATE é acionado
Homem é flagrado com maconha e assina TCO no Lago da Perucaba, em Arapiraca
Família que morreu após caminhão prensar veículos parados na BR-101 em SC voltava de viagem ao Beto Carrero
Vitória Machado recebe convite para disputar os Jogos de Inverno
Cidades do AM terão efetivo da Força Nacional contra crime organizado
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Luta completa UFC 162 - Anderson Silva x Chris Weidman

