Sesau volta a discutir com o MPF o Plano de Enfrentamento à Doença Meningocócica em Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participou, nessa quinta-feira (19), de uma reunião com o Ministério Público Federal (MPF) para discutir as ações desenvolvidas pelo Estado, visando prevenir a doença meningocócica em Alagoas. O encontro, que ocorreu na sede do MPF, no Barro Duro, em Maceió, contou com a participação de representantes do município de Maceió e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL).
A médica pediatra e assessora técnica da Sesau, Marta Celeste, explicou que, durante o encontro, foram apresentadas as ações voltadas ao enfrentamento à doença meningocócica em Alagoas.
“Hoje prestamos contas de muitas ações que vêm sendo realizadas, principalmente no tocante às captações para os técnicos, bem como, sobre a melhoria da qualidade da assistência aos pacientes, no sentido de que as crianças sejam atendidas com eficiência e possam ter o diagnóstico de forma precoce, iniciando o tratamento em tempo oportuno”, justificou.
O procurador regional dos Direitos dos Cidadãos do MPF, Bruno Lamenha, destacou o empenho do Estado no enfrentamento à doença meningocócica. “Vimos que realmente há um esforço da gestão estadual no sentido de promover as capacitações, de promover uma maior difusão dessas informações, e acreditamos que a iniciativa vai qualificar os serviços de assistência e diagnóstico, visando frear o aumento de casos da doença em Alagoas", salientou.
Bruno Lamenha ressaltou, também, a importância da telemedicina para o diagnóstico da doença meningocócica. “A telemedicina é um recurso importante para assegurar esse atendimento mais rápido, sobretudo nas UPAS [Unidades de Pronto Atendimento], principalmente nos casos de meningite, por ser uma doença que evolui rápido e onde a intervenção é fundamental. A telemedicina com profissionais pediatras especializados dá um suporte maior para realização de um diagnóstico mais rápido”, disse o procurador do MPF.
Últimas Notícias

Nasce Zuri, filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves

Alagoanos querem publicidade do Governo em sites que combatem a desinformação

Alagoanos querem publicidade do Governo em sites que combatem a desinformação

Sindilojas Arapiraca alerta: uso de atestado médico falso pode gerar demissão por justa causa e prejuízos às empresas

PF desarticula quadrilha especializada na produção de droga sintética
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

3º Festival do Camarão em Arapiraca
