Órgão do governo recomenda volta do horário de verão e decisão final será de Lula
Após reunião realizada pelas principais autoridades do setor elétrico no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (19), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou o retorno do horário de verão. Segundo o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a decisão final será do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ainda conforme o ministro, ministérios e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) serão convidados para reuniões que vão discutir o tema. Só após esses encontros o assunto será levado a Lula, para ele decidir se o horário de verão retornará ou não.
Alexandre afirmou, ainda, que não está convencido de que o horário de verão é a melhor decisão e que quer avaliar outros instrumentos. Porém, afirmou que sua decisão será técnica, com base na ciência e sem influência politica.
A decisão será tomada em até dez dias, de acordo com Silveira. O ministro disse que, caso seja aprovado, haverá um tempo para a sociedade se adaptar.
Do ponto de vista do Ministério de Minas e Energia, o horário de verão pode ajudar a evitar que ocorram acionamentos de térmicas cada vez mais caras, além de ajudar a sair da bandeira vermelha antes do previsto.
A reunião ocorreu no prédio do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no Rio. O comitê é formado pelas principais autoridades do setor elétrico: ministro e secretários do Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Empresa de Pesquisa Energética, entre outros.
Extinto em 2019
O horário de verão foi extinto em 2019, no primeiro ano do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sob a alegação de que a economia de energia era baixa e não justificava a medida.
Ao adiantar o relógio em uma hora nos meses de verão, aproveita-se a luz natural por um período prolongado.
Desta forma, quando grande parte da população chega em casa após o trabalho, diminui a necessidade de se ligar aparelhos como lâmpadas elétricas, o que pode reduzir a demanda.
Nas cidades, o acionamento da iluminação pública urbana também ocorre mais tarde do que o habitual, aliviando a carga.
Nos últimos anos, setores como de restaurantes e hotéis defendem o horário de verão para a melhora de sua atividade comercial.
Últimas Notícias
Flanelinha é detido após ameaçar policial penal, em Arapiraca
Adolescente é apreendido após furtar mercadinho no bairro Baixão, em Arapiraca
No Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo, Seprev alerta para os riscos da dependência química
Menor de 17 anos é apreendido com maconha no bairro Brasília, em Arapiraca
Ex-príncipe Andrew é preso no Reino Unido por suspeita de vazamento de informações confidenciais para Jeffrey Epstein
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Luta completa UFC 162 - Anderson Silva x Chris Weidman

