Caso Kleber Malaquias: MPAL afirma que obteve 'conversas reveladoras' envolvendo delegado preso nesta quarta

Na tarde desta quarta-feira (18), o Ministério Público de Alagoas (MPAL) divulgou novas informações sobre a prisão de um delegado realizada pela Polícia Federal durante a manhã. O órgão afirmou que obteve "conversas reveladoras" após autorização judicial, que tiveram como objetivo incriminar falsamente Kleber Malaquias, morto em Rio Largo no dia 15 de julho de 2020.
Com a prisão preventiva, o delegado deixa de ser testemunha do caso e passa a ser réu por fraude processual, revelação de sigilo funcional e abuso de autoridade. No início da tarde, o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado de Alagoas (SINDEPOL/AL) e a Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas (ADEPOL/AL) publicaram nota conjunta em defesa dele (confira neste link).
Os promotores Lídia Malta e Kleber Valadares, responsáveis pela denúncia enviada à Justiça, disseram que as mensagens mostram que o delegado buscava proteger os acusados pelo crime. O agora réu era o responsável pelo inquérito do assassinato de Malaquias.
“Elas mostraram uma conspiração conduzida pela autoridade policial para incriminar falsamente uma pessoa já assassinada, tudo com o intuito de proteger os verdadeiros autores do crime, em um provável conluio com os investigados, aplicando um verdadeiro golpe à Justiça, inesperado de qualquer autoridade pública, especialmente de um delegado de polícia”.
Segundo o órgão, ele "inseriu provas forjadas e produzidas em combinação com outros envolvidos no intuito de alterar a verdade dos fatos, objetivando induzir a erro o corpo de jurados, os juízes e a própria sociedade".
Os promotores ressaltaram que é grave o uso das instituições para a prática de atividades ilícitas.
“Infelizmente, no decorrer do julgamento pelo homicídio de Kleber Malaquias, conduzido perante o Tribunal do Júri, ficou evidente, por ação da defesa dos réus, que respeitáveis instituições foram instrumentalizadas por criminosos para fins ilícitos. A prisão deste delegado de alto escalão da Polícia Civil de Alagoas ocorreu após a custódia preventiva e a denúncia de um agente de polícia civil, também envolvido no crime, o qual representa o elo central para a identificação dos mandantes do homicídio”, ressaltam.
“É imprescindível que a sociedade tenha acesso a verdade dos fatos, especialmente em face da propagação de informações conflitantes na mídia e nas redes sociais. Essa confusão é compreensível, dada a complexidade e o volume do processo, bem como a natureza inédita e desprovida de escrúpulos dos atos recentemente descobertos, os quais dificultaram a compreensão do andamento das investigações e do processo”, continuam.
Kleber Malaquias era empresário e figura conhecida pelas denúncias contra autoridades e políticos. Ele foi assassinado em um bar localizado no bairro Mata do Rolo, em Rio Largo.
O julgamento de três réus acusados de homicídio qualificado aconteceria nesta quinta-feira (19) e foi adiado para o dia 17 de fevereiro de 2025. O pedido foi feito pelo MPAL.
Últimas Notícias

Homem é brutalmente assassinado com mais de 30 facadas no Sertão alagoano; três suspeitos são presos

BC passa a apurar mensalmente dados sobre juros e encargos totais no cartão

Padrasto é preso suspeito de matar menino de 2 anos em Maceió após laudo apontar agressão

Suspeito de matar jovem com facada no pescoço se entrega à Polícia Civil no Sertão alagoano

Grátis: Escola Mulheres+ no Cinema oferecerá atividades formativas no setor audiovisual ao longo de 2025 em Maceió
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

3º Festival do Camarão em Arapiraca
