Concurso Nacional Unificado: confira a relação candidato/vaga para cada bloco temático

Considerado o maior certame da história do país — em número de oportunidades e também de candidatos — o Concurso Nacional Unificado (CNU), que será aplicado no próximo domingo (18) em 228 municípios brasileiros, dará oportunidade aos mais de 2,1 milhões de inscritos de ingressarem no serviço público, concorrendo a 6.640 vagas ofertadas. O alto número de interessados faz a quantidade de postos oferecidos parecer pequena. Somados os oito blocos temáticos da seleção, a taxa é de 318,4 candidatos concorrendo a cada chance. Mas qual é a relação candidato/vaga específica para cada um dos oito blocos temáticos?
O bloco temático com mais candidatos inscritos é o 8 — que conta com 692 vagas para mais de 694 mil concorrentes. Este é o grupo que apresenta a maior taxa de candidatos/vaga: 1.003. O bloco 7, que tem o maior número de oportunidades (1.737), apresenta uma taxa de candidatos/vaga de 242,9.
Os candidatos que estiverem aptos dentro das categorias para a política de cotas terão uma relação candidato/vaga, no total de blocos, de 315,7 (no caso de pessoas negras), de 114,7 (para pessoas com deficiência) e de 68, 4 (para indígenas). Nos blocos 5 e 8 a relação candidato/vaga para pessoas negras é maior do que para a ampla concorrência. Contudo, para certames cuja lei de cotas é aplicada, os candidatos concorrem tanto como cotistas quanto na ampla concorrência. Quando não se classifica em uma das listas, o concorrente continua a disputar vaga na outra.
Veja abaixo a tabela com a relação de todos os blocos.
O governo federal ressalta que o sistema de seleção do CNU — com candidatos concorrendo a mais de um cargo — dificulta a definição estatística da disputa dentro dos blocos.

Tabela de candidatos por vaga — Foto: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Até a última chance
Pedro Assumpção Alves, membro do Grupo Técnico Operacional do certame explica:
— No concurso, cada candidato se inscreveu para várias vagas dentro do mesmo bloco. Isso permite que ele concorra a mais vagas e tenha mais chance de entrar na administração pública, e que mais pessoas negras, com deficiência ou indígenas participem do serviço público.
Segundo Alves, a concorrência por bloco permite que o candidato que tenha tirado uma nota mais baixa do que o concorrente na vaga de preferência siga concorrendo a oportunidades no mesmo bloco temático:
— A nota é uma referência. Por mais que o candidato não passe no cargo da sua preferência, ele segue com grandes chances de entrar no sistema público.
Diversidade
Segundo a pasta responsável pelo concurso, a finalidade do método de admissão usado é aumentar a diversidade e transformar a administração pública em um local mais democrático.
Últimas Notícias

Projeto que aumenta número de deputados para 531 tem urgência aprovada

Família levanta suspeita de que corpo encontrado não é de Ana Beatriz; DNA leva 15 dias

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 38 milhões

MDB mostra força em Alagoas e Ronaldo Lopes é o 4º prefeito com maior potencial de influência no Estado

Conselho de Ética aprova suspensão de Gilvan da Federal por três meses
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca
