Casa do Albergado oferece diversos serviços aos reeducandos do regime aberto

Os reeducandos do regime aberto da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) contam com um local exclusivo para atendimento. Trata-se da Casa do Albergado. No local, os egressos do sistema prisional alagoano têm acesso a serviços de atendimento psicológico, assistência jurídica e social, que são realizados diariamente.
Os reeducandos também contam com o serviço de encaminhamento para atendimentos médico e odontológico. Os atendimentos são realizados no prédio da Gerência de Trabalho, Rendas e Assistência Social (Getras). Além dos serviços ofertados, os custodiados também participam de projetos mensais, que abordam temas sociais, a exemplo do Agosto Lilás, sobre o combate à violência doméstica.
Na Casa do Albergado, que faz parte da Secretaria Executiva de Políticas de Ressocialização da Seris, o reeducando, que está em sua última fase da pena, precisa comparecer, trimestralmente, para informar e justificar suas atividades, além de realizar a atualização cadastral, por meio da tecnologia de reconhecimento biofacial.
Alagoas é um dos pioneiros nessa forma digital de validação de comparecimento, por meio do sistema intitulado FACEJUS.
Mercado de trabalho
Outra ação realizada pela Casa do Albergado é o trabalho de reinserção social, no qual os reeducandos participam de entrevista de encaminhamento para trabalho, por meio de convênios firmados com empresas parceiras ressocializadoras, promovendo, desta forma, a inclusão do custodiado no mercado de trabalho.
Ao contrário das instituições de custódia, que têm como objetivo realizar a detenção ou recolhimento dos sentenciados, a Casa do Albergado tem como foco a promoção de programas estruturados de apoio social, educacional e profissional.
As ações visam capacitar os cumpridores, preparando-os para uma reintegração bem-sucedida na sociedade após o cumprimento de suas penas, contribuindo assim para a redução da reincidência criminal e para o fortalecimento das políticas de reinserção social.
O chefe da Casa do Albergado, Samuel Oliveira, falou sobre o trabalho realizado pelo setor. “A Casa do Albergado é um ambiente que oferece as ferramentas e o apoio necessários para que as pessoas privadas de liberdade possam reconstruir suas vidas e se tornarem membros ativos da sociedade, desempenhando um papel crucial na transição do ambiente prisional para a sociedade”, afirmou o gestor.
Atualmente a sede administrativa da Casa do Albergado funciona nas dependências da Central de Alternativas Penais – CEAPA, situada na Rua 10 de novembro, nº 271, Pitanguinha, Maceió/AL.
Últimas Notícias

Governo de Alagoas inicia pagamento do Fundef aos profissionais da Educação

Menino de 3 anos morre após ser esquecido por 5 horas em carro

Samuel Lino chega ao Rio para assinar com o Flamengo

Prefeitura de Arapiraca abre consulta pública para desenvolvimento de projetos da Marginal do Riacho Piauí

Operação Eletroalvo apreende mais de 45 kg de material elétrico de origem suspeita no Agreste alagoano
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca
Alfredo Gaspar reforça compromisso com Alagoas
