Isaquias Queiroz dá arrancada espetacular no fim e garante a prata no C1 1000m em Paris
Uma demonstração impressionante de força física e mental deu a Isaquias Queiroz a medalha de prata no C1 1000m das Olimpíadas de Paris.
Remada a remada na final da categoria, o baiano de Ubaitaba transformou a frustração no C2 500m no dia anterior em pódio nesta sexta-feira, com uma arrancada espetacular no últimos 250m para sair do quinto ao segundo lugar.
Martin Fuksa, da República Tcheca, levou o ouro com a melhor marca olímpica da categoria: 3m43s16 - o tempo do brasileiro foi de 3m44s33. Serghei Tarnovschi, da Moldávia, completou o pódio, em terceiro (3m44s68).
Com a medalha, Isaquias chegou ao quinto pódio olímpico na carreira e se igualou aos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael em segundo entre os recordistas do Brasil - a ginasta Rebeca Andrade lidera o ranking, com seis medalhas.
- É uma sensação de alívio, muita felicidade. Não foi um ano fácil para mim. Essa medalha, para mim, é como se eu tivesse sido campeão olímpico. É um peso que tiro das minhas costas. Muita gente não acreditou em mim, pelos meus resultados nesse ano. Eu estava bem atrás. Lembrei que o Sebastian (filho) pediu o ouro. O ouro não deu, mas fico feliz de subir no pódio e entregar essa medalha para ele, que faz aniversário em agosto, e para toda a minha família. Chegar aqui e ser prata, ser porta-bandeira do Brasil, representar minha Bahia, meu Brasil, obrigado por todo mundo que acreditou em mim. Eu saí de uma modalidade pequena, e hoje o Brasil inteiro sabe do tamanho da canoagem - disse o canoísta ao repórter Pedro Bassan, da TV Globo.
Isaquias contou também com a torcida da família em Paris. A esposa Laina Guimarães e os filhos Sebastian, de 6 anos, e Luigi, de 1 ano, marcaram presença nas arquibancadas da raia olímpica desde o início das disputas da canoagem de velocidade.
Sebastian faz 7 anos em 25 de agosto, enquanto Luigi completou 1 ano no início da semana. Presenteá-los com uma medalha, como revelou na entrevista na zona mista, era uma das motivações de Isaquias. Um abraço dos filhos e da esposa depois da semifinal serviu como combustível extra para ele sair de uma situação difícil na final para conquistar a prata.
A prova
O bicampeonato olímpico da prova ficou distante diante do desempenho impecável de Martin Fuksa, mas Isaquias mostrou por que é um dos grandes canoístas da história. Depois de um começo acirrado, o brasileiro ficou para trás. Era o quarto na linha dos primeiros 250 metros.
Enquanto Fuksa sobrava na frente e abria vantagem, Isaquias chegou a cair para quinto. Foi essa a posição dele faltando o quarto final da prova (250m), a quase dois barcos de diferença para Zakhar Petrov (Atletas Individuais Neutros) e Serghei Tarnovschi, segundo e terceiro colocados no momento, respectivamente.
A partir de então, Isaquias acionou o "modo turbo" e atropelou os adversários para ganhar três posições e fechar em segundo, garantindo a 16ª medalha do Brasil em Paris. A exaustão dele ao deixar a canoa, se jogando no chão, é o retrato do tamanho do esforço que precisou fazer para colocar a medalha de prata no peito.
Resultado da final:
Martin Fuksa (República Tcheca) - 3m43s16 🥇
Isaquias Queiroz (Brasil) - 3m44s33 🥈
Serghei Tarnovschi (Moldávia) - 3m44s68 🥉
Zakhar Petrov (Atletas Individuais Neutros) - 3m45s28
Carlo Tacchini (Itália) - 3m48s97
Wiktor Glazunow (Polônia) - 3m49s05
Balazs Adolf (Hungria) - 3m49s83
Sebastian Brendel (Alemanha) - 3m51s44
Últimas Notícias
Mulher denuncia clínica após ter cabelo raspado em exame toxicológico para CNH
Morre árbitro holandês que foi retirado da lista da Copa do Mundo
Operação resgata 29 trabalhadores em condições análogas à escravidão
Polícia da África do Sul investiga morte de jogador que disputou a Copa do Mundo
Professor que estava desaparecido é encontrado morto dentro de casa em Goiás
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Projeto Raízes de Arapiraca lança sua 23ª edição no Partage Shopping
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca

