Casal é preso com "tartarugas da Amazônia”
Um casal foi preso em flagrante por crime ambiental, em Fonte Boa, no Amazonas, nesta segunda-feira (5). A Polícil Civil do Amazonas deu voz de prisão ao casal após encontrarem 26 quelônios da espécie tartaruga-da-amazônia. Wandrey Lourenço Barbosa, de 33, investigado por tráfico de drogas na cidade.
Conforme o delegado Bruno Rafael Nunes, da 70ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Juruá (a 674 quilômetros de Manaus), as diligências iniciaram após a equipe policial da 55ª DIP de Fonte Boa solicitar apoio para cumprir a prisão preventiva de Wandrey. A ação contou com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Guarda Civil Municipal (GCM).
“Segundo as investigações da 55ª DIP, o homem tem bastante influência com o tráfico de drogas em Fonte Boa. Ele e a sua companheira estavam residindo em Juruá e, na casa deles, encontramos 26 quelônios da espécie Tartaruga da Amazônia”, disse o delegado.
De acordo com o delegado, Wandrey e a sua companheira, Nelsa da Silva, de 28 anos, receberam voz de prisão por crime ambiental. O homem deve responder por tráfico de drogas e crime ambiental e a mulher apenas por crime ambiental. Os dois estão à disposição da Justiça.
Os quelônios foram soltos no rio após a apreensão. A espécie é da da família Podocnemididae, encontrada no rio Amazonas e seus afluentes. O répitio chega a alcançar a quase um metro de comprimento e faz parte da tradição indígena da região.
O animal também é conhecido como “jurará-açu”, que advém do dialeto tupi antigo, em que “jurará” é derivado da “iurará”, que significa cágado ou quelônio; e o termo “açu”, tido como adjetivo para algo grande, originando o nome “jurará-açu” ou “cagado grande”.
A origem desse nome ainda remete à deusa da mitologia tupi-guarani, Juraráaçu, que foi transformada em tartaruga por Tupã, como punição por ter libertado Anhangá da prisão, segundo a Associação Comercial do Amazonas (ACA).
Últimas Notícias
Semarh emite alerta para Estado de Atenção devido à baixa umidade no Sertão de Alagoas nos próximos dias
Operação Lei Seca intensifica fiscalização para o feriado da Consciência Negra
Câmara de Maceió aprova comenda Pontes de Miranda para ministra Marluce Caldas, tia do prefeito JHC
Caçamba carregada de brita tomba após perder força em ladeira e motorista fica ferido, em Arapiraca
Prefeitura de Penedo divulga atrações do Bom Jesus dos Navegantes 2026
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Justiça cumpre reintegração de posse em fazenda ocupada pelo MST na zona rural de Arapiraca
Junqueiro recebe governador para inaugurações

