Sesau recebe visita técnica do Ministério da Saúde para discutir cenário epidemiológico do Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recebeu, nesta quarta-feira (31), a visita técnica de profissionais que atuam no Departamento das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde (MS), responsável pela vigilância das doenças imuno transmissíveis. A ação visa avaliar atividades de prevenção, controle, bloqueios de casos, além de visitas in loco em unidades sentinelas de síndromes gripais e Covid-19.
Durante a manhã, os técnicos do MS se reuniram com a equipe técnica da Sesau, onde foram apresentados os cenários epidemiológicos da Influenza e da Covid-19 no Estado. Já durante à tarde, eles visitaram o Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL). Nesta quinta-feira (1º), os técnicos visitarão a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arapiraca e, na sexta-feira (2), a UPA de Maragogi.
No primeiro encontro, que contou com a presença da secretária executiva de Vigilância em Saúde, Thalyne Araújo, e representantes da Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis da Sesau, além do Lacen/AL e do Programa Nacional de Imunização de Alagoas (PNI/AL), foi destacado a importância do trabalho em conjunto. “Alagoas possui 16 unidades sentinelas, distribuídas entre UPAs e hospitais. Durante esses três dias teremos alguns encontros, onde iremos apresentá-las para que possamos, em conjunto, definir novas ações para o enfrentamento das síndromes gripais e Covid-19”, detalhou a secretária executiva.
O coordenador da Vigilância da Covid-19, da Influenza e de outros vírus respiratórios do Departamento das Doenças Transmissíveis do MS, Marcelo Gomes, ressaltou que a visita ajudará a harmonizar ações e entender as particularidades do Estado. “Viemos observar como está a estrutura das unidades sentinelas de síndromes gripais e entender e avaliar as operações da vigilância de síndrome respiratória graves, que são aquelas internações por infecções respiratórias, além de contribuir com indicadores para entendermos como cada uma das unidades está operando e como as informações que estão sendo colhidas”, explicou.
Marcelo Gomes salientou, ainda, que os dados colhidos guiam as tomadas de decisões do Ministério da Saúde, além de avaliar o impacto da vacinação no país. “A avaliação e compartilhamento de experiências ajuda com que consigamos operar em toda rede da melhor maneira possível e que estejamos conscientes de quais são os vírus que estão circulando na nossa população. Nosso propósito também é analisar o impacto da vacinação, tanto da Covid-19 quanto da Influenza”, pontuou.
Últimas Notícias

Penedenses são destaque na etapa do campeonato alagoano de Águas Abertas no rio São Francisco

Jogador do América-MG é preso em flagrante após injúria racial na Série B

Mulher tem residência destruída em incêndio causado por companheiro, em Arapiraca

Jovem de 20 anos é agredida e sofre ferimento no rosto em Arapiraca

Homem joga cuscuzeira com água fervente em companheira e provoca queimaduras graves na vítima, em Arapiraca
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Festa de 71 anos de Feira Grande
