J. Borges, mestre da xilogravura e Patrimônio de Pernambuco morre vítima de parada cardíaca

Faleceu, na madrugada de hoje, sexta-feira, 26, o renomado xilogravador e cordelista J. Borges, aos 88 anos. O artista estava em tratamento para uma infecção na perna em sua residência, localizada ao lado do Memorial Jota Borges, em Bezerros, Pernambuco.
A morte foi provocada por uma parada cardíaca, e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru. A notícia foi confirmada pela família do artista.
José Francisco Borges, conhecido como J. Borges, era uma figura emblemática da cultura nordestina e brasileira. Nascido em Bezerros, no Agreste pernambucano, J. Borges se destacou como xilogravador, poeta e cordelista, sendo amplamente reconhecido por seu trabalho que celebrava e preservava a cultura popular do Nordeste.
O artista foi um dos grandes responsáveis por popularizar a literatura de cordel na região, abordando temas como folguedos populares, religiosidade, folclore, cangaço e a vida rural em suas obras. Seus trabalhos foram exibidos em todo o Brasil e em mais de 20 países, incluindo Cuba, Japão, Estados Unidos e Venezuela.
Entre suas inúmeras conquistas, J. Borges recebeu o prêmio UNESCO na categoria Ação Educativa/Cultural, a Medalha de Honra ao Mérito do Ministério da Cultura e foi escolhido em 2002 para ilustrar o calendário anual das Nações Unidas. Em 2005, foi declarado Patrimônio Vivo de Pernambuco. Em uma reportagem de 2006 do jornal New York Times, J. Borges foi comparado a Pablo Picasso e descrito como "gênio da cultura popular".
Últimas Notícias

Confira a previsão do tempo para o feriado em Alagoas nesta terça (16)

Colisão entre três carros congestiona trânsito na Rua Marechal Deodoro, em Arapiraca

Câmara dos Deputados autoriza novo concurso público com salários de até R$ 34 mil

Bebê de 20 dias morre atropelado por carro desgovernado na Espanha

Cantor Gaelzin morre atropelado em rodovia no Distrito Federal
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
