Alagoas foi o estado do Nordeste que mais reduziu a pobreza entre 2021 e 2023

Alagoas foi o estado do Nordeste que mais reduziu a pobreza, segundo levantamento realizado pelo Centro de Estudos para o Desenvolvimento do Nordeste, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). Os dados mostram que, entre os anos de 2021 e 2023, mais de 433 mil alagoanos saíram da situação de pobreza, uma redução equivalente a 23%, percentual superior ao da região que atingiu a média de 16,5%.
O estudo calculou a distribuição da pobreza no país a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, e considerou a renda domiciliar per capita de até R$667 mensais para definir o grupo de cidadãos pobres.
Segundo o levantamento, os programas de transferência de renda têm impacto forte na redução da pobreza em todo o Nordeste. Em Alagoas, não é diferente. O Governo instituiu o Cartão CRIA, que já beneficia mais de 140 mil famílias alagoanas, e o Cartão Escola 10, que concede apoio financeiro a mais de 130 mil estudantes da rede estadual mediante frequência escolar superior a 90%.
Além dessas iniciativas, o Estado também impulsionou outras políticas públicas transversais como a Escola do Turismo e o Crédito do Trabalhador que proporcionam, respectivamente, capacitação profissional e o oferecimento de linhas de crédito para impulsionar o empreendedorismo. Esses projetos fomentam a entrada de mais alagoanos no mercado de trabalho e o aumento da renda familiar, retirando mais famílias da pobreza.
Diminuição da pobreza e combate à fome
Para unir as ações já realizadas pelas secretarias estaduais e fomentar novas ações de combate à fome e diminuição da pobreza, o Governo de Alagoas criou o programa Alagoas Sem Fome no final de 2023. Um programa arrojado, que conta com iniciativas de desenvolvimento econômico, formação profissional, geração de emprego e renda, concessão de crédito para o empreendedor e o trabalhador rural, aliado à transferência imediata de renda.
Em seis meses de atuação, o programa realizou diversas campanhas e parcerias com a iniciativa privada, e arrecadou mais de 27 toneladas de alimentos não perecíveis, destas já foram doadas 16 toneladas à 18 instituições alagoanas que atuam garantindo direitos à população em vulnerabilidade social.
Ainda entre ações em andamento no Alagoas sem Fome estão o Conselho Estadual do programa, a construção de uma Fábrica de Alimentos - que será dedicada à produção de alimentos por meio de sopa desidratada, vegetais, legumes e frutas -, os cartões Alagoas Sem Fome e Alagoas Sem Fome Universitário, a construção de mais restaurantes populares e o plano de segurança alimentar, entre outras.
O sucesso do programa reflete a importância de políticas públicas bem estruturadas e da atuação conjunta entre governo e sociedade civil. Ao garantir não apenas a alimentação, mas também oportunidades de crescimento e desenvolvimento, o Governo de Alagoas reafirma seu compromisso com a construção de um estado cada dia mais justo e igualitário para todos.
Últimas Notícias

Morre no Rio o jornalista Marcelo Beraba, fundador da Abraji

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas feridas no bairro Ouro Preto, em Arapiraca

Moraes dá dez minutos para militar tirar farda e participar de oitiva

Hospital Ib Gatto Falcão registra mais de 130 atendimentos por acidentes de moto no primeiro semestre do ano
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca
Alfredo Gaspar reforça compromisso com Alagoas
