Força-Tarefa da Casal e Águas do Sertão identifica diversas irregularidades em Batalha

A concessionária Águas do Sertão e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) realizaram uma grande operação na cidade de Batalha, no sertão alagoano, para combater fraudes e desvios de água. O uso irregular de água causa graves problemas de abastecimento a milhares de moradores, gerando muitos transtornos. O combate às perdas hídricas faz parte do programa Mais Água Alagoas, realizado pelo Governo do Estado em conjunto com as concessionárias de água e esgoto.
Durante a inspeção, as equipes identificaram o uso de um reservatório improvisado no antigo matadouro da cidade, com capacidade de 60 mil litros. O reservatório, que não tinha autorização de funcionar, estava sendo utilizado por membros da comunidade e por caminhões pipa, o que representa um risco à saúde pública devido à falta de tratamento adequado da água.
Na entrada da cidade, dez estabelecimentos comerciais, incluindo quiosques de queijo artesanais e um restaurante, foram flagrados utilizando água de maneira irregular. Havia uma ligação direta à rede pública e outra ao estádio municipal. O estádio, que não possuía hidrômetro desde 2018, recebeu da Casal um equipamento de imediato, garantindo o controle do consumo de água.
A operação também detectou a necessidade de remanejar mais de mil metros de rede, que se encontrava em condições inadequadas, comprometendo a eficiência do sistema local.
Para o presidente da Casal, Luiz Neto, a operação teve êxito e deve se expandir para outras regiões. “Com o apoio da Concessionária Águas do Sertão, nosso objetivo é intensificar ainda mais as fiscalizações nos municípios da Bacia Leiteira. A Casal e o Governo de Alagoas seguem firmes no compromisso de levar mais água para todos os alagoanos”, ressaltou.
Impacto da ação de fiscalização
A fiscalização resultou na eliminação de um consumo irregular estimado em pelo menos 10 mil litros de água. Este volume, armazenado em caixas d'água com capacidade de 1.000 litros cada, estava sendo utilizado sem a devida autorização, constituindo uma infração às normas de abastecimento de água.
"A instalação de hidrômetros e a regularização das conexões são passos críticos para assegurar o uso racional da água na cidade de Batalha. Essas ações não só combatem o desperdício, mas também promovem a sustentabilidade do abastecimento hídrico na região", afirmou Heron Lima, gerente de eficiência operacional da Águas do Sertão.
Programa "Mais Água Alagoas"
Iniciado em maio deste ano, em parceria com o Governo de Alagoas, o programa "Mais Água" destina R$ 71 milhões para combater desperdícios e modernizar a infraestrutura hídrica da Bacia Leiteira. Essas iniciativas são essenciais para assegurar um abastecimento eficiente e contínuo para a população alagoana, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a saúde pública no estado.
"A progressão destas ações reflete nosso compromisso inabalável com a melhoria contínua dos serviços de saneamento. Estamos determinados a promover a gestão hídrica eficiente e a garantir que a população de Alagoas tenha acesso a água de qualidade", concluiu Heron Lima.
Últimas Notícias

Morre no Rio o jornalista Marcelo Beraba, fundador da Abraji

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas feridas no bairro Ouro Preto, em Arapiraca

Moraes dá dez minutos para militar tirar farda e participar de oitiva

Hospital Ib Gatto Falcão registra mais de 130 atendimentos por acidentes de moto no primeiro semestre do ano
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca
Alfredo Gaspar reforça compromisso com Alagoas
