Hospital Regional do Alto Sertão presta assistência a alagoano que foi repatriado do Ceará
Natural da cidade de Delmiro Gouveia, o alagoano João Alves, de 39 anos, foi repatriado após sofrer um Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE) em um acidente no Estado do Ceará, onde morava. Desde que retornou para Alagoas, no domingo (14), o paciente está internado no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
No dia do acidente, em 19 de dezembro de 2023, o paciente foi encaminhado para o Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza. Na unidade de saúde cearense, ele passou pelos procedimentos cirúrgicos, onde ocorreu a implantação de cateter de drenagem ventriculoperitoneal, correção de afundamento de flap ósseo e cranioplastia.
No HRAS, o paciente continuará o tratamento para descartes de infecções, enquanto aguarda a residência ser habilitada para o serviço de home care. “O paciente está estável! Solicitamos os exames de cultura para descartar infecções, pois ele já apresentou histórico de infecção, com bactéria resistente. Agora, ele segue aguardando a liberação para receber assistência em saúde em sua residência e para isso estamos dando toda assistência aos familiares para que possam entrar com a solicitação”, destacou o coordenador médico do HRAS, Jair Maciel de Souza.
Emocionada, a mãe do paciente, Maria José Alves, relembra os momentos de tensão ao descobrir que o filho tinha sofrido um acidente. Ela conta que o primogênito foi em busca de trabalho no Estado vizinho e ficou sem informações dele por três meses. “Meu filho foi trabalhar em Fortaleza e lá esse acidente aconteceu. Fiquei desesperada porque não conseguia mais entrar em contato com ele. Daí procurei a Polícia Civil e, um tempo depois, fui notificada que tinham encontrado uma pessoa com as características dele e me pediram para ir lá conferir se era ele mesmo. Quando cheguei no hospital de Fortaleza o reconheci”, lamentou.
A mãe relatou que o filho ficou em coma por seis meses e que, durante esse tempo, ela sempre buscou meios de trazê-lo de volta para cidade natal. “É uma alegria muito grande, é meu primeiro filho, eu amo ele demais, ele sabe. Eu consegui um avião para ir buscar meu filho e ele se encontra aqui agora. Muito obrigada à equipe do Corpo de Bombeiro, ao Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], e ao pessoal do hospital, por tê-lo trazido de volta e estarem cuidando dele”, comemorou.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, salientou que o sistema de saúde estadual está pronto para garantir o atendimento de todos os alagoanos, de acordo com as suas necessidades e em qualquer hora e lugar que estejam. “Estamos muito felizes com a repatriação do nosso alagoano João Alves, para que possa continuar o tratamento mais próximo aos familiares”, frisou o gestor.
Últimas Notícias
Ninguém acerta Mega-Sena 2941 e prêmio acumulado vai a R$ 10 milhões
Incêndio mata gêmeos de 1 ano em Campo Grande
Anulação de 3 questões do Enem ocorre por “precaução”, diz ministro
Jovem é esquartejado na BA após entrar em localidade dominada por facção rival, denunciam moradores
Atriz e modelo é encontrada morta em apartamento aos 23 anos, e amigos confrontam ex-namorado
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Justiça cumpre reintegração de posse em fazenda ocupada pelo MST na zona rural de Arapiraca
Junqueiro recebe governador para inaugurações

