Prestes a completar 80 anos, inventor do cubo mágico relembra início do projeto: 'Fiz por curiosidade'
Prestes a completar 80 anos, celebrados neste sábado (13/7), o húngaro Ernő Rubik foi o inventor de um objeto que se tornou famoso mundialmente: o cubo mágico. Criado em meio à Guerra Fria, conflito geopolítico entre os EUA e a antiga União Soviética, o item conquistou milhões de fãs desde os anos 1980.
Rubik empreendeu a partir da união entre arte e ciência. O pai do cubo mágico era professor do Departamento de Design de Interiores na Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste, na Hungria, e buscava criar uma estrutura sólida em 3D com camadas móveis e intercambiáveis – mas havia falhado até então.
Em 1974, quando finalmente conseguiu, ele não imaginava que o item se tornaria um fenômeno global. "Eu só fiz isso pela minha própria curiosidade”, disse Rubik ao jornal norte-americano The New York Post. “Eu suponho que é como ser um artista. Se você está feliz com sua criação, você quer mostrar às pessoas. Você quer que gostem”.
Rubik relembra que usou o cubo para ensinar geometria aos alunos e, após receber um convite para patentear a criação, percebeu a oportunidade de negócio. Em 1979, dois anos após chegar às prateleiras na Hungria, o cubo mágico já havia vendido cerca de 300 mil unidades.
O brinquedo saiu da União Soviética em 1980, quando a companhia norte-americana Ideal Toy comprou os direitos do cubo mágico e começou a vendê-los nos EUA. A intenção foi apresentada aos lojistas em feiras de brinquedos e logo conquistou os consumidores de todas as idades. Hoje, jovens buscam o brinquedo como alternativa às telas, e há diversas competições dedicadas a solucioná-lo rapidamente.
Nos últimos 50 anos, mais de 500 milhões de unidades de cubo mágico foram vendidas, o que gera a proporção de um cubo para cada 16 pessoas no mundo. O criador já foi capa de mais de 1.500 revistas – mas não informa quanto lucrou com a invenção.
O recorde mundial de solução do cubo mágico padrão, 3x3x3, pertence ao norte-americano Max Park, com 3,13 segundos. A marca brasileira é de Caio Sato, com 4,37 segundos. Em comparação, no primeiro Campeonato Mundial de Clubes de Rubik, feito em 1982, o vencedor foi o estadunidense Minh Thai, com 22,95 segundos.
E é essa competição, movida pelo desafio, que o brinquedo mantém o seu sucesso. Crianças mais tímidas e inteligentes conseguem surpreender as pessoas ao resolver o cubo mágico. “Eles se tornaram super-heróis”, brinca Rubik.
Últimas Notícias
Conselho Municipal de Saúde realiza visita técnica às novas instalações da maternidade da Santa Casa de Penedo
Jovem morre após ser baleada na cabeça em frente ao pai e namorado durante assalto
Jovem de 23 anos chega em casa embriagado e agride a própria mãe em Cacimbinhas
Corpos dos 117 suspeitos mortos em megaoperação no RJ são liberados, diz Defensoria Pública
Artistas e artesãos representam Penedo na Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança

