Samu realiza Curso de Atendimento Pré-Hospitalar para acadêmicos de Medicina e residentes
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveu, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), mais uma edição do Curso Introdutório ao Atendimento Pré-Hospitalar (APH). A iniciativa, que foi destinada a 66 acadêmicos e residentes das áreas de Medicina e Enfermagem, ocorreu no auditório do Centro Universitário Cesmac, no bairro Farol, em Maceió.
Durante o curso, foram abordados temas cruciais para a formação dos profissionais de saúde, capacitando-os para agir com eficiência e segurança em situações de urgência e emergência. O curso é fundamentado na Portaria 2.048 do Ministério da Saúde (MS) e nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Samu.
Ele foi estruturado, segundo a coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, para fornecer uma compreensão abrangente da normatização desses serviços. Além disso, a iniciativa também visa apresentar a Central de Regulação de Urgências (CRU) como unidade fundamental no atendimento inicial, especialmente, ao politraumatizado.
"O APH é essencial para acadêmicos de Medicina, pois os prepara para enfrentar situações críticas do dia a dia. Isso porque ele oferece conhecimento e habilidade aos profissionais, garantindo um atendimento de qualidade ao usuário de assistência pré-hospitalar móvel, desde o primeiro contato com ele, até chegada à unidade de saúde", frisou.
Os participantes tiveram a oportunidade de participar de simulados práticos que incluíram pranchamento e rolamento de vítimas de colisões de carro e moto, manobras de desobstrução de vias aéreas em adultos e crianças e o uso do Desfibrilador Automático Externo (DEA) e desfibrilador convencional, em situações de queda de moto e múltiplas vítimas.
O médico Luiz Antonio Mansur Branco, coordenador do NEP do Samu Maceió, reforçou a importância do curso: "O NEP desempenha um papel vital ao oferecer cursos como este, pois garante que os futuros profissionais de saúde estejam aptos para os desafios do atendimento pré-hospitalar, promovendo um serviço de urgência e emergência mais eficaz e seguro", frisou.
Experiência Prática
A enfermeira Tatiana Almeida, uma das instrutoras do Curso Introdutório de APH, enfatizou que a participação intensa dos alunos é fundamental para o aprimoramento dos conhecimentos. "É gratificante ver o progresso dos participantes. Eles começam inseguros, mas ao final do curso demonstram confiança e competência para atuar em urgências e emergências”, destacou.
Para a acadêmica do 10º período do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac, Silmara Inocêncio Silvino, o Curso Introdutório de APH é de extrema importância para a formação médica, porque proporcionar que os futuros médicos estejam devidamente preparados para agir de modo assertivo em situações de urgência e emergência. “Além de proporcionar experiência prática em situações reais, aprender e desenvolver o trabalho em equipe e aperfeiçoar o nosso conhecimento técnico e científico”, opinou.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou que o Curso Introdutório de APH realizado pelo NEP do Samu Maceió é um exemplo de como a formação contínua e prática é essencial para a qualificação dos profissionais de saúde. “Ao capacitar acadêmicos e residentes, esses programas garantem que a população receba um atendimento pré-hospitalar eficiente e de alta qualidade, refletindo diretamente na melhoria dos serviços de urgência e emergência”, sentenciou o gestor.
Últimas Notícias
Game Station inaugura parque de diversão no Partage Arapiraca com estrutura moderna para todas as idades
São Paulo combate fraude fiscal de R$ 70 milhões no setor de autopeças
Dra. Júlia Britto e governador Paulo Dantas anunciam chegada do primeiro filho: “José está chegando!”
'Quero marcar meu nome no ASA', diz zagueiro Jan Pieter que marcou o primeiro gol do GIGANTE na pré-temporada 2026
Morre Marcelo VIP, golpista que inspirou filme estrelado por Wagner Moura
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
3º BPM realiza formatura do1º Ciclo de Instruções de Nivelamento Operacional
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
1ª Jomart Run

