Professores decidem encerrar greve nas Universidades federais de todo país
Durante assembleia no último domingo, 23, professores das universidades federais decidiram encerrar a greve nacional dos docentes. A greve iniciou em abril deste ano em instituições de ensino superior de todo o país.
Durante a assembleia geral dos docentes, a maioria dos votos foi a favor da proposta de reajuste enviada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início deste mês.
Conforme o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), o comando nacional da greve decidiu encerrar as paralisações a partir desta quarta-feira (26) — quando a entidade deve assinar um acordo junto ao Ministério da Gestão e Inovação a fim de consolidar os termos da proposta.
Ainda de acordo com o Sindicato, a greve pode encerrar nesta quarta-feira, 26, ou até o próximo dia 3 de julho. O retorno às aulas dependerá da decisão interna de cada instituição federal de ensino. Caberá às universidades definir o próprio calendário acadêmico.
Reajuste
A proposta acatada pelos professores das federais prevê reajustes em 2025 e 2026, com percentuais diferentes para cada classe profissional. O acordo proposto pelo governo ainda prevê a revogação de uma portaria, editada em 2020, que elevou a carga horária mínima semanal para professores.
Últimas Notícias
Corpo da atriz Titina Medeiros é velado em teatro de Natal
Polícia Civil desarticula quatro fazendas de mineração ilegal de criptomoedas em Porto Real do Colégio
Prefeito Luciano Barbosa assina, nesta terça (13), ordem de serviço para o início das obras de pavimentação asfáltica
Pai é denunciado por estuprar filhos em Dois Riachos; mãe disse que não percebeu abusos por beber demais

