Apoio da Prefeitura de Penedo ao agricultor familiar gera mais de R$ 2,5 milhões para famílias da zona rural

Alimentos saudáveis cultivados na zona rural de Penedo por famílias de baixa renda estão no cardápio de estudantes da rede pública municipal e federal em Penedo. A compra feita por meio de chamada pública prioriza a agricultura familiar local e tem apoio do governo Ronaldo Lopes, comprovado pelo aumento de recursis que circulam nas comunidades do meio rural.
No início da administração Ronaldo Lopes, a aquisição de itens colhidos na roças dos povoados de Penedo totalizava cerca de quatrocentos mil reais/ano. Em 2024, o direcionamento das verbas destinadas à alimentação escolar faz circular de 2,5 a 3 milhões de reais na agricultura familiar penedense.
O avanço incontestável foi apresentado nesta quinta, 20, durante reunião da gestão da Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola (SEMADA) com trabalhadores rurais fornecedores de alimentos e que também vendem o que produzem na Feira da Agricultura Familiar, sem perder dinheiro para atravessadores.
De acordo com o gestor da SEMADA, Manoel Messias Lima Júnior, o apoio do Prefeito Ronaldo Lopes é fundamental na política pública que assegura a permanência das famílias no meio rural, destacando a assistência viabilizada em parceria com a Emater Alagoas e o programa de preparo de solo, gratuito para quem não tem condições de pagar pelo serviço.
“Hoje nós temos cinco tratores trabalhando para os agricultores de Penedo, principalmente para a agricultura familiar, disponibilizados antes das chuvas para viabilizar o plantio no tempo certo, trabalho feito inclusive antes da entrega das sementes do Planta Alagoas. Nós já vamos ter feijão de arranque pronto para ser colhido entre o final deste mês e o começo de julho”, informa Messias Júnior durante o encontro que contou com a participação do Prefeito Ronaldo Lopes e aproximadamente 50 agricultores e agricultoras.
“Na realidade, a gente trabalha com quase 350 famílias porque tem as pessoas que não estão na Feira da Agricultura Familiar, mas plantam em suas roças e fornecem para aquele que está na banca que pode absorver a produção do vizinho, do morador da mesma comunidade, porque agora ele tem dinheiro garantido, principalmente graças à venda de itens para alimentação escolar, seja para escolas da prefeitura ou para o Ifal”, ressalta o secretário da pasta ainda conhecida popularmente como ‘da agricultura’.
E as perspectivas são de mais crescimento em Penedo, com ampliação da oferta de alimentos por meio do projeto Quintais Produtivos – com área de atuação dentro da cidade – e a implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM), formatado em projeto de lei que tramita na Câmara de Vereadores para viabilizar a compra, nas chamadas públicas, de itens derivados do leite e outros tipos de alimentos que passam por algum processo de industrialização.
Últimas Notícias

Ana Beatriz: Corpo de estudante do Ifal desaparecida desde abril é encontrado em imóvel no Litoral Norte

Dannelly Rocha, ativista trans, é assassinada no Rio de Janeiro

Capotamento de carro deixa quatro pessoas feridas no Litoral Sul de Alagoas

Corpo de jovem desaparecido há cinco dias é encontrado em matagal na cidade de Passo de Camaragibe

Barbeiro morre após ser baleado dentro de salão de beleza em Minas Gerais
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Festa de 71 anos de Feira Grande
