Após assembleia, docentes decidem pela continuidade da greve na Ufal

Os/as professores/as da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) oficializaram, na manhã desta quarta-feira (19), a posição da categoria em continuar a greve docente. A decisão foi confirmada durante assembleia geral setorial realizada no Campus A. C. Simões, em Maceió, e após a realização de assembleias nos campi Sertão e Arapiraca, ambas ocorridas na terça-feira (18).
Como ocorreu a assembleia
Assim como nas Assembleias Gerais (AGs) do interior, a do Campus A. C. Simões iniciou com o presidente da Adufal, professor Jailton Lira, passando os informes da entidade.
O docente destacou as principais reuniões e mobilizações do movimento grevista, local e nacional, realizadas na última semana, a exemplo dos atos ocorridos em Maceió e Brasília, na última sexta-feira (14), e das reuniões do Comando Nacional de Greve (CNG) do Andes-SN, realizadas entre os dias 14 e 16 de junho.
O professor do Cedu também relembrou aos docentes presentes o posicionamento dos professores/as dos Campi Sertão, que votaram pelo encerramento da greve, e Arapiraca, que decidiram pela continuidade da greve.

Foto: Vanessa Ataíde/Ascom Adufal
Na sequência, a tesoureira da entidade, Rosangela Reis, fez uma breve síntese das informações mais recentes acerca da greve docente, incluindo os encaminhamentos do CNG Andes-SN de que as AGs fizessem uma avaliação sobre as propostas apresentadas pelo governo, deliberar se o Andes-SN deve assinar ou não as propostas, e decidir se devem continuar com a greve ou construir a saída coletiva.
Propostas e votação
Após esse momento, a mesa-diretora apresentou como proposta o encerramento da greve, com retorno das atividades previsto para o dia 25 de junho, e a aceitação parcial das propostas do governo federal, por parte do Andes-SN, excetuando a proposta sobre reestruturação de carreira, assim como também foi encaminhado nas assembleias do interior.
Em seguida, os/as docentes se inscreveram para defender seus posicionamentos acerca da greve e apresentar propostas de encaminhamentos. Na sequência, a mesa-diretora encaminhou duas propostas para votação: o encerramento da greve e a continuidade do movimento grevista.
Em votação, a maioria dos/as professores/as decidiu por continuar a greve docente na Ufal, já com uma nova rodada de assembleias agendada para ocorrer na próxima semana, com a do Campus A. C. Simões, em Maceió, a ser realizada no dia 26 de junho, a fim de discutir a conjuntura e novas atualizações da greve.

Registro do momento em que os/as docentes decidiram pela continuidade da greve. Foto: Vanessa Ataíde/Ascom Adufal
Nesta assembleia, todos os diretores da Adufal estiveram presentes. São eles: o presidente da entidade, Jailton Lira; a vice-presidenta, Irailde Correia; a secretária geral e o primeiro-secretário, Esmeralda Moura e Carlos Müller; os diretores de Política Sindical, Flávio Melo e Sandra Lira; a tesoureira e o vice-tesoureiro, Rosangela Reis e Luciano Barbosa; os diretores de Política Cultural, Marta Moura e Ailton Galvão; as diretoras de Política Educacional e Científica, Terezinha Ataide e Abdizia Barros; e as diretoras de Divulgação e Imprensa, Socorro Dantas e Lenilda Austrilino.
Últimas Notícias

PM prende dois homens por tráfico de drogas em grota de Maceió

Corpo do jornalista esportivo Ruy Carlos Ostermann é velado na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre

Homem é socorrido em parada cardiorrespiratória dentro de veículo em Maragogi

Thiago Freitas encerra turnê junina com show gratuito em Arapiraca

Colisão entre dois carros deixa quatro pessoas feridas em Penedo
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Festa Junina no Complexo Tarcizo Freire

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
