Empresa alagoana é a única startup do Estado contemplada em edital da FINEP
Yathē Agritech usará o recurso para impactar diretamente o mercado de agricultura de precisão na região_

A tecnologia tem se mostrado uma aliada indispensável para o aumento da eficiência e produtividade no setor agrícola. E, para Alagoas, as coisas podem melhorar ainda mais com a startup Yathē Agritech. A empresa alagoana, destaca-se como a única empresa do Estado selecionada no edital da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), através do Programa 'InovaDoc'.
Este programa é uma iniciativa pioneira que busca integrar tecnologias desenvolvidas em universidades e centros de pesquisa ao dinâmico setor empresarial. A Yathē Agritech, com seu inovador uso de imagens capturadas por drones e satélites, está revolucionando a detecção e o controle de ervas daninhas e pragas, problemas críticos que afetam a produtividade agrícola.
A startup alagoana deve receber 5 milhões para uso em até 60 meses do projeto. Segundo Arthur Tavares, professor da UFAL e Coordenador geral do projeto junto a Finep, o valor será usado para investir em equipamentos, gestão estratégica da empresa, contratação de pessoas e participações em eventos. "Essa verba captada será usada para compra de equipamentos, ampliação de tecnologia da empresa e aumento da confiabilidade da tecnologia nas áreas de Cana-de-açúcar, pastagem, grãos e em fruticultura", pontua Tavares.
A demanda por diagnósticos precisos e soluções efetivas, baseados em dados coletados de forma avançada, nunca foi tão evidente. Nesse contexto, a Yathē Agritech emerge como um farol de inovação, sendo a primeira no Estado a dominar e aplicar essa tecnologia disruptiva, marcando um novo capítulo na agricultura de precisão. "Nossa empresa é especialista em coleta e análise de dados de estresses bióticos e abióticos (famílias e/ou espécies de plantas daninhas, pragas, doenças e déficit hídrico e de adubação), aplicando tecnologias de inteligência artificial e sensoriamento remoto", explica Renata Guedes, diretora administrativa.
O reconhecimento pelo edital da FINEP não apenas valida a relevância e o potencial da tecnologia desenvolvida pela Yathē Agritech, mas também impulsiona a empresa com recursos fundamentais para expandir seus investimentos e consolidar sua posição de liderança no mercado. "Buscamos tecnologias que já demonstraram um nível de maturidade significativo, desde o estágio de protótipo até a comprovação de demanda de mercado", explica a FINEP, enfatizando o rigor e a qualidade dos projetos selecionados.
Através da Inteligência Artificial (IA) no detalhamento da identificação de plantas daninhas, a empresa consegue reduzir em até 90% a aplicação de agrotóxicos na produção de alimentos. Esse avanço constrói relações humanizadas de produção, promovendo saúde e segurança alimentar. "Após a identificação detalhada das imagens de drone da plantação, nosso algoritmo identifica precisamente quais plantas daninhas precisam receber biocidas, de acordo com sua família e nome científico. Garantindo assim uma maior assertividade na aplicação e diminuindo o uso desses agrotóxicos, permitimos que os alimentos cheguem à população com uma maior qualidade." compartilha João Verçosa, diretor de tecnologia.
Os principais beneficiados com o uso dessas imagens e relatórios feitos através do trabalho da Yathē são os: Produtores de alimentos de pequeno, médio e grande porte; Agricultores familiares; Comunidades quilombolas e Indígenas; Cooperativas e cooperados.
Desde sua fundação em 2023, a Yathē Agritech tem raízes científicas que remontam a 2018, evidenciando um compromisso duradouro com a inovação e a excelência técnica. Com o passar dos anos, a empresa consolidou um robusto corpo técnico-científico e estabeleceu um escritório comercial no Rio de Janeiro, localizado no SNASH, um hub de inovação da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA). Este marco simboliza não apenas o crescimento da Yathē Agritech, mas também sua contribuição significativa para o avanço da agricultura digital no Brasil.
Últimas Notícias

Jovem é flagrado empinando moto e acaba detido na AL-220, em Limoeiro de Anadia

Homem é morto a tiros dentro de residência em São Miguel dos Campos

Corpo de ativista trans assassinada na Lapa será enterrado em Belém

Dino e Mendonça têm discussão acalorada durante sessão do STF

STJD abre inquérito para investigar Bruno Henrique, do Flamengo
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

3º Festival do Camarão em Arapiraca
