Semarh sedia reunião e indica avanços de Alagoas na segurança de barragens
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) sediou, nesta quinta-feira (13), a 1ª reunião da Câmara Técnica de Segurança de Barragens no Estado. O encontro tem por objetivo discutir e elaborar uma proposta de implementação da Lei Estadual de Segurança de Barragens em Alagoas.
A Política Estadual foi publicada no Diário Oficial Eletrônico em 10 de abril de 2024, através da Portaria Semarh Nº 143/2024, criando uma Câmara Técnica que indica diversas esferas estaduais, estabelecendo parcerias e colaborações estratégicas na formulação de políticas públicas.
O secretário da Semarh, Gino César, revelou a importância da Câmara Técnica de Segurança de Barragens em Alagoas. “A primeira reunião da Câmara é um marco importante, pois serão tratados diversos aspectos relacionados à segurança das barragens no estado. Esses encontros são fundamentais para promover a transparência, a colaboração e a efetividade das ações voltadas para a segurança das barragens, visando a proteção dos alagoanos e do meio ambiente”, destacou.
Encontro deve discutir e definir os rumos dessa política para a segurança hídrica e ambiental do estado. Sob a liderança da Semarh, representantes do Instituto do Meio Ambiente de Estado de Alagoas (IMA/AL), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea/AL), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/AL), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), Ministério Público Federal (MPF/AL), Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Alagoas (Cerh/AL), Agência Nacional de Mineração (ANM), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), Comitê de Bacias Hidrográficas de Alagoas (CBH), Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL).
A reunião pretende apresentar aos participantes o propósito da formação da Câmara Técnica, ressaltando a urgência dessa iniciativa para a segurança das barragens do estado. Além disso, será realizada uma mesa-redonda, na qual representantes de diversas esferas discutirão ativamente a composição do grupo, visando uma representação diversificada. A definição de prioridades também será abordada, permitindo que os participantes identifiquem e priorizem as principais questões a serem tratadas pela política de segurança de barragens.
O diálogo e a colaboração entre os diversos setores representados prometem ser fundamentais para o sucesso dessa iniciativa que busca promover maior segurança da população. A diversidade de perspectivas e conhecimentos reunidos nesse espaço de discussão certamente será benéfico para a criação de estratégias e políticas mais eficazes.
Últimas Notícias
Suspeito de atropelar dois primos em Marechal Deodoro é identificado após passar por câmeras em Maceió
Mulher fica presa às ferragens após colisão entre dois carros na Pajuçara
Estado de Alagoas é reconhecido nacionalmente e recebe Prêmio Brasil Sem Fome
Queimadas constantes no bairro Planalto voltam a preocupar moradores em Arapiraca
Calor intenso marca o domingo em Alagoas, aponta boletim da Semarh
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

