Hemoal inicia Semana Mundial do Doador de Sangue com coletas externas em Arapiraca e Maceió

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) inicia, nesta terça-feira (11), as comemorações alusivas à Semana Mundial do Doador de Sangue, promovendo duas coletas externas na capital e no interior do Estado. Em Arapiraca, a ação vai ocorrer das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Praça Marques da Silva, no Centro. No mesmo horário, também haverá captação de doadores de sangue em Maceió, na sede da Justiça Federal de Alagoas (JFAL), situada na Avenida Menino Marcelo, no bairro Serraria.
Por meio das ações itinerantes o Hemoal contribui para facilitar o acesso dos alagoanos que desejam se candidatar à doação voluntária de sangue. Ação que, paralelamente, contribui para manter estabilizado o estoque de sangue do hemocentro, visando abastecer as maternidades e hospitais públicos e filantrópicos de Alagoas.
Para se candidatar à doação voluntária de sangue, é necessário seguir os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Conforme portarias ministeriais, é necessário ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos, além de bom bom estado de saúde.
No caso das pessoas acometidas por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, há impedimento permanente para doar sangue. Com relação às mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando, ainda segundo o MS.
Ao comparecer ao posto de doação de sangue, o voluntário deve portar um documento de identificação com foto e estar alimentado, evitando, apenas, alimentos gordurosos. O candidato à doação de sangue também não pode ter ingerido bebidas alcoólicas, o que é um fator que proíbe a doação sanguínea.
Últimas Notícias

Colisão entre motos deixa três feridos no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca; assista

EUA revogam visto de Moraes e "aliados na Corte"

Dependentes químicos recuperados são capacitados pela Rede Acolhe

Entenda os motivos para decretação de cautelares contra Bolsonaro

Dudu é condenado a seis jogos de suspensão e multa do STJD por misoginia contra Leila Pereira
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca
