Delícias multiculturais: Arapiraca celebra o 1º Festival do Cuscuz com uma explosão de sabores; Assista

Uma delícia nordestina que agrada todos os gostos, o cuscuz é considerado patrimônio imaterial da humanidade, pela Unesco, e agora tem uma data toda especial no calendário cultural de Arapiraca. Foi iniciado na noite de ontem, quinta-feira, 06 de junho, o 1º Festival do Cuscuz, uma iniciativa da Prefeitura de Arapiraca, para dar o devido valor a esse prato tão precioso para os nordestinos.
O 1º Festival do Cuscuz está acontecendo no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves e ocorrerá até este sábado, 08 de junho. O festival é uma iniciativa da Prefeitura de Arapiraca, em parceria com o Grupo Coringa, com o Sebrae Alagoas e com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
O festival é também a primeira feira gastronômica inédita a ocorrer no ano, ampliando o Circuito de Festivais iniciado, em Arapiraca, com o Festival do Camarão.
Hibernon Cavalvante, secretário de Desenvolvimento Econômico de Arapiraca, ressaltou o pioneirismo da capital do Agreste em promover o Festival do cuscuz. "Arapiraca está saindo na frente, inclusive em Arapiraca foi feita uma pesquisa e o cuscuz foi eleito o prato padrão aqui de Arapiraca. Então, a gente junta as duas coisas a questão do reconhecimento internacional a questão de uma visão local da importância do cuscuz, a partir Inclusive das fábricas que nós temos aqui que produzem o flocão de milho. Nós começamos com camarão passamos para macaxeira, para comida de rua, mas sempre houve o pedido e o cuscuz quando é que chega? A gente está começando hoje e espera que seja o primeiro de vários que vem à frente".
Apesar do dia mundial do cuscuz ser 19 de março, a data do festival não poderia ser em época melhor. Junho é o mês que todo nordeste é voltado para a cultura do milho, e para as festas dos Santos Antônio, João e Pedro, com as tradicionais fogueiras e quadrilhas juninas, dando ao Festival do cuscuz o ar regional que ele tanto inspira.
Além de promover uma experiência inesquecível, o I Festival do Cuscuz também movimenta a economia da capital do agreste alagoano, promove a agricultura familiar e incentiva a criatividade dos restaurantes da região.
Tânia Núbia, superintendente de desenvolvimento local também falou sobre a necessidade de um festival para homenagear o cuscuz. " O cuscuz é um prato querido do arapiraquense, ele foi eleito a culinária mais apreciada pelo arapiraquense. Partindo desse princípio, com os outros festivais que a gente vem realizando, como o do camarão, o da macaxeira ou de comida de rua, nós resolvemos homenagear abrir os feste juninos com o festival do
Cuscuz. Afinal o cuscuz está na nossa mesa ou de manhã ou à noite, ou meio-dia", ressaltou.
Mas, nem só de cuscuz vive o nordestino, sobretudo em junho. Por isso, o festival também conta com música ao vivo. Na abertura, subiram ao palco Íris e Trio Kerubim e Weliton e João. Nesta sexta-feira, 07, as atrações da noite serão Cecília e Trio Asa Branca e Manu Martins, e para fechar o festival do cuscuz, a noite de sábado, 08, traz Trio Galã do Forró e Kátia Dules.
Assista:
Últimas Notícias

VÍDEO: Homem é flagrado furtando motocicleta na Avenida Ceci Cunha, em Arapiraca

Lula deve visitar Alagoas para inauguração do Hospital do Médio Sertão em Palmeira dos Índios, mas poderá ser recebido com protesto

'Nunca mais vamos nos envolver em atividade de mineração', diz Braskem

Renan Filho afirma que governo analisa por fim à obrigatoriedade de autoescola para tirar CNH

‘Chegará’: Show de Llari, Lore B e Andréa Laís em Arapiraca e Maceió celebra a força da música alagoana
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
Alfredo Gaspar reforça compromisso com Alagoas
