Solo Seguro Favela garante escritura de 81 imóveis em Batalha e Jaramataia

Escrituras de 81 imóveis devidamente registradas em cartório foram entregues a comunidades dos municípios de Batalha e Jaramataia, nesta quarta-feira (05), pelo Judiciário alagoano e instituições parceiras. As ações fazem parte do programa de regularização fundiária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Solo Seguro Favela.
"Eu estou muito feliz de receber esse título, porque estou morando nessa casa há mais de 40 anos e sempre tive muito medo de perdê-la. Para mim, esse título representa tudo, porque agora eu tenho o meu documento e posso dizer que a casa é minha”, disse a moradora de Batalha, Maria Aparecida, que tinha apenas a posse do imóvel.
Para o Corregedor-Geral, Des. Domingos Neto, o Solo Seguro Favela está sendo consolidado em momento oportuno, visto que o período eleitoral impede que ocorram as ações do Moradia Legal, programa de regularização fundiária que já existe em Alagoas há 12 anos.
“Esse programa é de um alcance social incalculável, porque propicia segurança jurídica a quem jamais imaginou alcançar esse patamar. É muito gratificante fazer parte do projeto, pois é uma comunhão de forças muito importante para a sociedade”, comentou.
Em Batalha, o programa do CNJ beneficiou famílias do bairro São Francisco. O prefeito, Wagney Dantas, agradeceu ao Judiciário por levar dignidade aos batalhenses e disse que a expectativa é dar continuidade a esse trabalho por meio do Moradia Legal.
"É um momento único para nós, batalhenses, porque estamos entregando títulos a pessoas de baixa renda, pessoas que necessitam realmente receber essa documentação de seus imóveis. E eu estou muito satisfeito de poder participar, dar início aqui no município de Batalha, junto com o desembargador Domingos, representando o Tribunal de Justiça de Alagoas”, ratificou.
A solenidade contou com a presença do juiz da comarca, Diego Cadore Pedroso, além de vereadores, da procuradora e de secretários municipais.
Em Jaramataia
A senhora Maria Cícera Barbosa também foi uma das beneficiadas em Jaramataia. “Estou feliz, porque sei que sou dona do meu imóvel. Ninguém tira de mim. Vou deixar para filhos e netos”, explicou.
O prefeito de Jaramataia, Ricardo Paranhos, destacou a relevância do Solo Seguro Favela para a sociedade. Ele agradeceu ao Judiciário alagoano e reafirmou que a parceria será contínua no município.
“Hoje estamos entregando esses títulos de propriedade com muita satisfação, porque eles que trazem honra e dignidade ao cidadão, que agora passa a ter a sua casa de fato e de direito. Agradeço muito ao Tribunal de Justiça, por esse apoio que tem dado a nossa população”, comentou.
Solo Seguro Favela
O Solo Seguro Favela foi criado pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), com o intuito de assegurar direitos sociais e econômicos, como inclusão social, segurança jurídica, desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
Em Alagoas, o projeto é coordenado pela Presidência do TJAL, em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL), prefeituras e Associação dos Notários e Registradores (Anoreg/AL), cujos cartórios certificam a legalidade da posse e registram os títulos.
Últimas Notícias

Polícia Militar de Alagoas institui a Patrulha Menino Bernardo

3° BPM prende homem em flagrante e realiza apreensão de pedras de crack em Arapiraca

Dono de estabelecimento comercial pega moto de volta e sofre ameaças de ex-funcionário em Campo Grande

Ciclista morre ao ser atingido por carro, na Avenida Durval de Góes Monteiro, em Maceió; assista

Cruzeiro e CRB empatam sem gols no jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil 2025
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
