Parque Memorial do Quilombo dos Palmares ganha reforma e modernização

Processo de remodelação incluiu a reconstrução e redesenho das placas de sinalização e lançamento de aplicativo

Por Ascom Secult Alagoas 27/05/2024 09h09 - Atualizado em 27/05/2024 12h12
Por Ascom Secult Alagoas 27/05/2024 09h09 Atualizado em 27/05/2024 12h12
Parque Memorial do Quilombo dos Palmares ganha reforma e modernização
Parque Memorial do Quilombo dos Palmares ganha reforma e modernização - Foto: Tatiane Almeida

O Parque Memorial do Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em União dos Palmares, recebeu, no Dia da África (25), o lançamento da primeira etapa de sua modernização. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural Palmares, entidade integrante do Sistema Ministério da Cultura (Minc), o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, o Projeto Vamos Subir a Serra e o TikTok.

O processo de remodelação do Parque incluiu a reconstrução e redesenho das placas de sinalização, além da recuperação dos equipamentos de áudio, que contam com as vozes de personalidades negras como Djavan, Carlinhos Brown, Tony Tornado, Leci Brandão e a atriz e ialorixá Chica Xavier. A trilha sonora foi composta pelos maestros Almir Medeiros e Wilson Santos, da Orquestra de Tambores de Alagoas, com a participação especial de Leila Pinheiro.

Além das melhorias físicas, foi lançado o aplicativo Serra da Barriga, que oferece aos visitantes e àqueles que não podem visitar o Parque a oportunidade de conhecer sua história e obter informações detalhadas. O aplicativo também proporciona experiências interativas, permitindo que os usuários tirem selfies com representações dos guerreiros quilombolas Zumbi, Aqualtune, Dandara, Acotirene e Ganga Zumba.

A cerimônia no sítio arqueológico contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-governador Ronaldo Lessa, a Ministra da Cultura Margareth Menezes, o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), João Jorge Rodrigues, a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, a superintendente de Patrimônio e Diversidade Cultura da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), Perolina Lyra, o prefeito de União dos Palmares, Kil Freitas, o reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo, o diretor do TikTok, Handemba Mutana, e as ialorixás e mestres do Patrimônio Vivo de Alagoas, Mãe Meide e Mãe Mirian.

“Estou presenciando aqui o retorno da esperança, porque a gente vê uma confluência do Governo Federal, Governo do Estado, Prefeitura, Sociedade Civil, iniciativa privada, movimentos sociais, que se unem em prol de reformular, em prol de fortalecer, em prol de preservar a memória, dessa história, desse lugar, e também de ampliar para o Brasil e para o mundo a reflexão de que a Serra da Barriga tem uma representatividade não só para o povo brasileiro, mas para o povo mundial”, disse a Ministra Margareth Menezes.

A superintendente Perolina Lyra também reforçou a importância da parceria entre os diversos poderes. "Estamos hoje aqui numa demonstração clara da união e parceria de todos os poderes, mostrando mais uma vez que, unindo nossas forças, nós podemos e conseguimos colocar a Serra da Barriga num lugar de destaque, onde de verdade quem ganha é o movimento, a cultura e o estado de Alagoas”, destacou.

Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a modernização é um marco na preservação e promoção da cultura e história afro-brasileira. “A modernização do Parque Memorial simboliza um compromisso com a valorização de nossa herança cultural. A iniciativa não é apenas uma reforma física, mas um ato de reconhecimento e respeito pela história e pelas lutas de nossos ancestrais. Utilizando a tecnologia como aliada, está sendo criada uma ponte entre o passado e o presente, proporcionando uma experiência imersiva e educativa para todos os visitantes. Este é um passo significativo para o fortalecimento do turismo cultural e o desenvolvimento sustentável da região, consolidando Alagoas como um verdadeiro guardião da memória e identidade afro-brasileira”, destacou.

A inauguração ainda contou com uma programação cultural diversificada. Os mestres de capoeira de União dos Palmares, o cantor e compositor Mateus Aleluia Filho, Wilson Santos e a Orquestra de Tambores de Alagoas, Grupo Inaê, Naná Martins e Igbonan Rocha se apresentaram durante o evento. O encerramento foi com a projeção mapeada Saravá!.

Requalificação da Serra da Barriga

Na última quinta-feira (23 de maio), um grupo de representantes de diversos órgãos do Governo Federal, Governo de Alagoas, Prefeitura Municipal e Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deu início a um trabalho para resgatar e enriquecer a história e a memória do Parque Memorial Quilombo dos Palmares. A iniciativa busca fortalecer os laços com o passado, promover um futuro mais inclusivo e consciente para as próximas gerações, impulsionar o crescimento econômico e sustentável da região, ampliar a visibilidade do nosso patrimônio em nível nacional e internacional e incentivar o turismo cultural.

O projeto com o trabalho realizado pela equipe multidisciplinar está previsto para ser entregue ainda este ano, no primeiro feriado nacional de 20 de novembro.