Ronaldo Lessa inaugura posto do Instituto de Identificação em Maribondo

Por Redação, com Agência Alagoas 23/05/2024 16h04
Por Redação, com Agência Alagoas 23/05/2024 16h04
Ronaldo Lessa inaugura posto do Instituto de Identificação em Maribondo
Governador em exercício inaugurou nesta quinta-feira o posto de emissão da Carteira de Identidade - Foto: Thiago Sampaio/Agência Alagoas

O governador em exercício de Alagoas, Ronaldo Lessa, inaugurou nesta quinta-feira (23) o posto de emissão da Carteira de Identidade Nacional do município de Maribondo. Durante a agenda, Ronaldo ainda visitou o local onde está sendo realizada mais uma etapa do programa Emprega Mais Alagoas.

O posto será totalmente informatizado e está previsto para funcionar das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Com esta nova unidade, serão 50 postos de atendimento, incluindo seis na capital, dois na região metropolitana e 42 no interior do estado.

"É uma meta do Governo que Paulo Dantas está retomando, inclusive, com esses serviços aqui em Maribondo. Nós estamos fazendo com que cada município, cada pessoa possa ter, com a maior possibilidade, os serviços que o Estado pode oferecer: carteira de motorista e serviço de identificação. Não faz sentido a pessoa ser daqui e ter que se deslocar para Taquarana, Arapiraca ou Maceió para ter sua carteira de identidade. O ideal é que a gente possa ter em cada município todos os serviços que o Estado precisa promover", pontuou Ronaldo Lessa.

O superintendente do Instituto de Identificação, Antônio Ferreira, disse que a nova unidade em Maribondo levará cidadania para a população do município.

"Hoje, um cidadão, se quer ter o bolsa família, precisa de uma carteira de identidade. Se ele quer dar entrada no INSS, precisa de uma carteira de identidade. Se quer um serviço de segurança pública, precisa ter uma identidade. O Governo tem a missão de servir. Então, quando assumimos o Instituto, a primeira missão do governador Ronaldo Lessa e do governador Paulo é servir à população. A gente está aqui hoje trazendo cidadania à Maribondo", afirmou.

O superintendente informou ainda que a média de atendimento será de 30 a 40 pessoas por dia. "Eles terão as carteiras confeccionadas, como acontece hoje em Maceió e outros municípios. Então, é cidadania para o povo de Maribondo", concluiu.

Emprega Mais

Ronaldo ainda esteve no Clube Cesma, local onde está sendo realizada mais uma etapa do Programa Emprega Mais Alagoas, proposto pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq).

Em Maribondo, foi montada uma estrutura com salas de aula para o programa, que está beneficiando cerca de 90 pessoas inscritas e já participando das aulas. Entre os cursos oferecidos estão manicure e pedicure, designer de sobrancelha, cabeleireiro e doces e salgados.

No local, Ronaldo visitou os stands onde os cursos estão sendo ministrados e conversou com os participantes. Ele pontuou a importância desse programa para a geração de empregos em Alagoas.

"A assistência é fundamental. O Governo tem que estar presente para dar uma assistência, mas aqui essas pessoas precisam de oportunidade, aprender alguma atividade. Enquanto se está preparando esse pessoal para o trabalho, há uma outra equipe do Governo do Estado buscando vagas. O estado prepara as pessoas para diversas atividades da sociedade produtiva, para que eles possam ser remunerados, ter emprego".

O programa tem como objetivo promover a qualificação profissional, a inclusão social e o desenvolvimento humano, impulsionando a criação de novas oportunidades de emprego. Com isso, busca-se combater a perda de vagas decorrente da falta de qualificação, fortalecendo as políticas públicas de trabalho, emprego e renda implementadas pelo Governo.