Obstetra do Hospital da Mulher orienta gestantes sobre os cuidados para evitar a pré-eclâmpsia

Visando conscientizar sobre a principal causa de morte materna no mundo, o Hospital da Mulher (HM), vinculado a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), faz um alerta às futuras mamães sobre a pré-eclâmpsia. A doença atinge gestantes na segunda metade da gestação, e é marcada pela hipertensão arterial e por alterações sistêmicas, causando risco de morte para mãe e o bebê.
A obstetra da unidade, Florbela Praxedes, explica que a doença ocorre, na maior parte das vezes, no final da gravidez, e não existe ainda uma maneira para definir quais mulheres têm predisposição à doença. “A pré-eclâmpsia é a principal causa de morte materna no Brasil, sendo cerca de 20 a 25% das causas de morte. Então, só esse dado já é de grande importância para que as gestantes realizem o pré-natal corretamente, onde é identificado se há risco de desenvolver o problema e tentar prevenir a evolução do quadro”, enfatiza.
De acordo com ela, existe um conjunto de fatores de risco nas grávidas que pode aumentar o risco de desenvolver pré-eclâmpsia, como obesidade, diabetes, gravidez tardia e mulheres com comorbidades. “Identificando as pacientes com pré-eclâmpsia, conseguimos fazer uma melhor qualidade na assistência materna e fetal, orientando sobre alimentação e exercícios físicos adequados”, frisa.
Florbela Praxedes alerta que realizar o diagnóstico precocemente e monitorar as pacientes para determinar o momento ideal para que o parto aconteça é o método mais eficaz para a prevenção da doença. Também é relevante que as gestantes mantenham o acompanhamento com o pré-natal.
“A assistência de pré-natal de qualidade é a principal forma de descobrir e prevenir a doença, porque é no pré-natal que conseguimos realizar rastreio das pacientes de alto risco, principalmente, no primeiro trimestre da gravidez. Também é nesse acompanhamento que realizamos ultrassonografia de primeiro trimestre, pois conseguimos calcular o doppler das uterinas, que é um importante fator preditivo da pré-eclâmpsia”, explica a obstetra do HM.
Últimas Notícias

Lady Gaga planeja retorno ao Brasil em 2026 para novos shows, diz site

ASA domina Juazeirense em Arapiraca e encerra primeira fase da Série D com goleada

Homem é preso por tráfico de drogas após tentar fugir da polícia em Arapiraca

Polícia Militar apreende armas de fogo e munições em acampamento clandestino de caça, em Alagoas

Clientes e funcionários se envolvem em briga em bar de Maceió
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca
