Traipu 132 anos: Prefeitura celebra emancipação política com solenidades, desfile cívico e shows artísticos
A cidade de Traipu celebrou nesta quinta-feira (16), 132 anos de Emancipação Política. As comemorações iniciaram na quarta (15), com os tão aguardados shows artísticos. Já o dia do aniversário da cidade foi marcado pelo tradicional hasteamento dos pavilhões, desfile cívico e inauguração de uma escola. A programação comemorativa se encerra no domingo (19), com a Grande Festa das Mães.
Noite de Shows
A abertura das comemorações pelo aniversário do município começou com o público lotando a Praça Beira Rio para celebrar ao som da banda sensação do momento, Seu Desejo, e Xand Avião.
A Prefeitura reforçou a segurança para garantir que todos aproveitassem a festa sem preocupação, seguiu todos os protocolos, com equipes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e equipe da Saúde com ambulância de prontidão. No local do show também havia banheiros químicos e vendedores ambulantes devidamente cadastrados.
A noite de show também obedeceu rigorosamente a um TAC (Termo de Ajuntamento de Conduta) firmado com o Ministério Público de Alagoas (MP/AL). O evento foi encerrado pontualmente às 2h30.
Hasteamento dos Pavilhões
A programação do dia da Emancipação Política, 16 de maio, foi aberta com a tradicional solenidade de Hasteamento dos Pavilhões, em frente à sede da Prefeitura.
O prefeito Lucas Santos e a vice-prefeita, Marcela Santos, ao lado de secretários e servidores municipais, vereadores, autoridades e da população, cumpriram o rito, com homenagens, música, execução do hino da cidade e o parabéns, com direito a bolo.
Traipu também recebeu a benção do padre e a oração de um pastor evangélico durante a solenidade, que foi encerrada com um coquetel para todos os presentes.
Inauguração
Após a solenidade de hasteamento dos pavilhões, todos saíram caminhando juntos, pelas ruas da cidade, até a Escola Municipal Agapito Rodrigues de Medeiros, que foi inaugurada após passar por total revitalização.
A escola ganhou maior espaço interno, novas salas de aula, cozinha equipada, banheiros, sala dos professores e um pátio amplo com mesas para recreação e refeições.
A secretária de Educação, Juliana Kummer, abriu os discursos e enalteceu o trabalho da gestão e de toda a equipe da Educação Municipal.
“É muito gratificante para mim, como secretária da pasta, poder receber essa escola em nome de toda equipe da Educação. A gestão tem o cuidado de entregar todas as escolas padronizadas, equipadas, com mobiliário novo e tudo com muita excelência para os estudantes, professores e moradores de Traipu. A equipe da Educação trabalha de forma aguerrida e dedicada para oferecer um aprendizado de alta qualidade para os estudantes da cidade. Juntos, gestão e servidores fazem da educação traipuense a melhor já vista em Traipu”, pontuou a secretária.
Visivelmente emocionado, o prefeito Lucas Santos lembrou da época em que era aluno da escola e nem imaginava que se tornaria prefeito da cidade.
“Estudei nessa escola. Esse momento é muito importante para mim! É muito gratificante pensar que estudei aqui, que Deus me concedeu a importante missão de ser prefeito desta cidade e minha gestão ser responsável por realizar esta reforma na escola para entregá-la novinha e completa para a população. Isso verdadeiramente me emociona, me faz ser grato e me deixa muito feliz. Que a população traipuense faça bom uso da escola. Tenham a certeza de que me dedicarei mais e mais para trazer o melhor e mais desenvolvimento para a nossa amada Traipu”, disse o prefeito Lucas Santos, antes de cortar a fita e inaugurar oficialmente a escola.
Desfile Cívico
Encerrando o Dia da Emancipação, a Praça Coronel Neto e as ruas da cidade foram tomadas pela população para apreciação do tradicional desfile cívico, que ficou marcado pela criatividade e inovação das alas, alegorias e carros alegóricos, com temas relacionados ao meio ambiente e ecologia.
Os alunos da rede municipal de ensino e a equipe técnica da Secretaria de Educação promoveram um verdadeiro show de apresentações lúdicas e representativas. Para abrilhantar ainda mais os desfiles, bandas de fanfarras de Traipu e outros municípios participaram da celebração. Balizas e bailarinos encantaram o público com suas coreografias sincronizadas e animadas à frente de diversas bandas.
“Encerramos o Dia da Emancipação da melhor forma, com cultura, tradição e história. O desfile trouxe muita conscientização e beleza de uma forma harmoniosa. Foi impecável! Parabéns a todos os estudantes, professores, servidores da Educação, bandas de fanfarras, balizas e todos os demais envolvidos para que o desfile que celebra os 132 anos da nossa cidade fosse um sucesso. Realmente foi!”, concluiu o prefeito Lucas Santos.
Todas as escolas e bandas que participaram do desfile foram homenageadas e receberam uma placa de agradecimento em nome da Prefeitura.
A programação em comemoração aos 132 anos de Traipu se encerra no domingo (19), com a também tradicional Grande Festa das Mães, com shows de Dona Flor e Liene Show, a partir das 15h, na Praça Beira Rio. Haverá distribuição e sorteios de brindes e prêmios.
Últimas Notícias
Suspeito de atropelar dois primos em Marechal Deodoro é identificado após passar por câmeras em Maceió
Mulher fica presa às ferragens após colisão entre dois carros na Pajuçara
Estado de Alagoas é reconhecido nacionalmente e recebe Prêmio Brasil Sem Fome
Queimadas constantes no bairro Planalto voltam a preocupar moradores em Arapiraca
Calor intenso marca o domingo em Alagoas, aponta boletim da Semarh
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

