Vírus sincicial e Influenza A estão em ascensão na maior parte do país, diz Fiocruz

O boletim InfoGripe, da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (16), mostra aumento de internações respiratórias causadas pelo VSR (vírus sincicial respiratório), que afeta especialmente crianças, em boa parte do território nacional.
O VSR é o principal agente causador de bronquiolite em bebês, uma doença respiratória comum e altamente contagiosa, cujos sintomas principais são tosse e falta de ar. Em geral, os casos são leves, mas podem resultar em internações hospitalares. Este vírus é responsável por 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias nos pequenos, segundo especialistas.
A circulação do VSR gera aumento da incidência e da mortalidade por infecções respiratórias causadas por esse vírus em crianças de até dois anos. Outros vírus respiratórios com destaque para a incidência de Srag (síndrome respiratória aguda grave) em crianças são rinovírus, Influenza A (gripe) e Covid.
Em 1º de abril deste ano, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a primeira vacina para gestantes contra o VSR. Desenvolvido pela Pfizer, o imunizante Abrysvo oferece proteção de 82% a bebês de até três meses de idade contra infecções graves.
Mulheres grávidas devem receber uma única dose entre a 24ª e 36ª semana de gestação, como forma de oferecer resposta imune contra infecções respiratórias causadas por VSR nos bebês até 6 meses de idade. Os anticorpos produzidos pelas mães chegam até o bebê por meio da placenta.
Nas últimas oito semanas epidemiológicas, a mortalidade por Srag foi semelhante entre crianças pequenas e idosos. Neles, os óbitos são associados ao Covid-19 e ao vírus da gripe.
Os dados do Rio Grande do Sul não foram considerados nesse boletim, devido à dificuldade de atendimento da população atingida pelos eventos climáticos extremos. Porém, especialistas recomenda o uso de máscaras e a vacinação já que a queda da temperatura e a situação de vulnerabilidade podem agravar quadros respiratórios.
Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, lembra que a campanha de vacinação para Influenza A está aberta para todos com seis meses ou mais de idade e recomenda o uso de máscaras adequadas para qualquer pessoa que for a uma unidade de saúde e a quem estiver com sintomas de infecção respiratória, especialmente aos moradores do RS.
Segundo Gomes, a vacina e os cuidados são fundamentais no estado pois, com a atual queda das temperaturas na região e a situação de vulnerabilidade, os quadros respiratórios podem se agravar. Nas últimas semanas epidemiológicas, o estado já vinha registrando aumento no ritmo de crescimento das internações por infecções respiratórias, especialmente influenza A e VSR.
Últimas Notícias

Míssil lançado do Iêmen cai próximo do principal aeroporto de Israel

Sport demite técnico português após perder para o Fluminense

Condutora perde controle de veículo após ser fechada e colide com poste no bairro Cavaco, em Arapiraca

Adolescente de 16 anos morre após trocar tiros com a polícia durante perseguição em Palmeira dos Índios

Advogado arapiraquense morre afogado em praia no Litoral de Alagoas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Festa de 71 anos de Feira Grande
