Trabalhadores mantidos em condições análogas à escravidão no ES chegam em Penedo

Por Redação 17/05/2024 09h09 - Atualizado em 17/05/2024 09h09
Por Redação 17/05/2024 09h09 Atualizado em 17/05/2024 09h09
Trabalhadores mantidos em condições análogas à escravidão no ES chegam em Penedo
Penedenses retornam ao estado - Foto: Reprodução

Chegaram em Penedo, durante a madrugada desta sexta-feira (17), os alagoanos que eram mantidos em condições análogas à escravidão em uma fazenda de café em Brejetuba (ES).

Os trabalhadores voltaram para Alagoas em uma van, que saiu do Espírito Santo na quarta-feira (15). O Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) monitorou a viagem.

Há poucos dias, o grupo formado por 12 pessoas gravou um vídeo que ganhou repercussão na imprensa e mobilizou órgão públicos.

Na gravação, uma das vítimas afirmou que o dono da fazenda fez ameaças e deixou o grupo em condições precárias, sem salários e infraestrutura. Além disso, o proprietário incluía os gastos com comida e serviços básicos em uma conta, cuja dívida já chegava a R$ 11 mil.

Agora em casa, os alagoanos terão acesso aos direitos trabalhistas do período em que estiveram no Espírito Santo, enquanto o fazendeiro arcará com esses valores, pagará multa e responderá criminalmente.

Eles também contarão com o apoio da Prefeitura de Penedo para serem reintegrados no mercado de trabalho e receberão acompanhamento multidisciplinar.