Cuscuz de Arroz de Penedo será Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Alagoas

Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei que considera o “Cuscuz de Arroz de Penedo” como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Alagoas. A proposição de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil) será analisada inicialmente pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa para em seguida ser votada no Plenário por todos os deputados.
Entende-se por Patrimônio Cultural, os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, em conformidade com o artigo 216 da Constituição Federal.
O autor do projeto explica que trata-se de uma iniciativa fundamentada na história e tradição dessa iguaria, que atravessa gerações e representa não apenas um alimento, mas também um-símbolo cultural da região. Ainda segundo o deputado, desde sua origem, há mais de 100 anos, o cuscuz de arroz de Penedo tem sido parte integrante da culinária local, transmitido de forma artesanal e cuidadosa de uma geração para outra.
Leonam disse que a história desse prato remonta à bisavó Pureza, passando pela` avó Jaci, a tia Nilde e, atualmente, chegando ao chefe Rodolfo Cavalcante, representando a quarta geração de “fazedores” desse cuscuz. “Os grãos de arroz são secos e moidos até se transformarem em uma fina farinha, que é então misturada ao bagaço de coco e cozida em cuscuzeiras adaptadas. O resultado é uma iguaria. delicada, que se desmancha na boca e carrega consigo os sabores e aromas característicos da cultura local”, afirmou.
Por fim o deputado destacou que além de sua importância gastronômica, o cuscuz de arroz de Penedo desempenha um papel significativo na economia da região com sua produção artesanal e venda por encomenda, contribuindo para a geração de renda e preservação da tradição familiar. “Ao reconhecer o cuscuz, de arroz, de Penedo como um Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, este projeto de lei visa não apenas valorizar a identidade cultural alagoana, mas também proteger e promover essa tradição única, assegurando sua continuidade e reconhecimento perante as futuras gerações”, disse o deputado Leonam.
Últimas Notícias

Agreste: PM registra termos circunstanciados de ocorrência contra quatro motociclistas por escapamentos adulterados

Filho golpeia pai com fruteira de vidro durante discussão na Barra de Santo Antônio

Jovem é flagrado empinando moto e acaba detido na AL-220, em Limoeiro de Anadia

Homem é morto a tiros dentro de residência em São Miguel dos Campos

Corpo de ativista trans assassinada na Lapa será enterrado em Belém
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

3º Festival do Camarão em Arapiraca
