Cuscuz de Arroz de Penedo será Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Alagoas
Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei que considera o “Cuscuz de Arroz de Penedo” como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Alagoas. A proposição de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil) será analisada inicialmente pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa para em seguida ser votada no Plenário por todos os deputados.
Entende-se por Patrimônio Cultural, os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, em conformidade com o artigo 216 da Constituição Federal.
O autor do projeto explica que trata-se de uma iniciativa fundamentada na história e tradição dessa iguaria, que atravessa gerações e representa não apenas um alimento, mas também um-símbolo cultural da região. Ainda segundo o deputado, desde sua origem, há mais de 100 anos, o cuscuz de arroz de Penedo tem sido parte integrante da culinária local, transmitido de forma artesanal e cuidadosa de uma geração para outra.
Leonam disse que a história desse prato remonta à bisavó Pureza, passando pela` avó Jaci, a tia Nilde e, atualmente, chegando ao chefe Rodolfo Cavalcante, representando a quarta geração de “fazedores” desse cuscuz. “Os grãos de arroz são secos e moidos até se transformarem em uma fina farinha, que é então misturada ao bagaço de coco e cozida em cuscuzeiras adaptadas. O resultado é uma iguaria. delicada, que se desmancha na boca e carrega consigo os sabores e aromas característicos da cultura local”, afirmou.
Por fim o deputado destacou que além de sua importância gastronômica, o cuscuz de arroz de Penedo desempenha um papel significativo na economia da região com sua produção artesanal e venda por encomenda, contribuindo para a geração de renda e preservação da tradição familiar. “Ao reconhecer o cuscuz, de arroz, de Penedo como um Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, este projeto de lei visa não apenas valorizar a identidade cultural alagoana, mas também proteger e promover essa tradição única, assegurando sua continuidade e reconhecimento perante as futuras gerações”, disse o deputado Leonam.
Últimas Notícias
Suspeito de atropelar dois primos em Marechal Deodoro é identificado após passar por câmeras em Maceió
Mulher fica presa às ferragens após colisão entre dois carros na Pajuçara
Estado de Alagoas é reconhecido nacionalmente e recebe Prêmio Brasil Sem Fome
Queimadas constantes no bairro Planalto voltam a preocupar moradores em Arapiraca
Calor intenso marca o domingo em Alagoas, aponta boletim da Semarh
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

