Viçosa recebe 2ª edição do Seminário de folclore e cultura popular
Voltado para estudantes e professores, evento ocorre nesta quarta-feira, 15, no Centro de Convenções de Viçosa
A cidade de Viçosa sediará nesta quarta-feira, 15, a 2ª edição do Seminário de folclore e cultura popular. O evento é voltado para estudantes, educadores e amantes da cultura alagoana.
Marcado para iniciar às 8:30h da manhã, o II Seminário ocorrerá no Centro de Convenções e é realizado por integrantes do movimento Juventude Cultura Tradicional e Educação (Jculte), sob a coordenação da professora de história Adriana Nascimento.
O tema do Seminário deste ano é “O passado transmitido, o presente que temos, o futuro projetado e a tradição a preservar”. Com vasta programação, o evento contará com palestras e oficinas de importantes mobilizadores culturais do Estado. Além disso, haverá apresentações de grupos de folguedos, como a Nega da Costa e Banda de Pífano.
Conforme Adriana Nascimento, coordenadora do Seminário, o evento é uma proposta para fomentar e visibilizar os grupos culturais locais, como também aqueles que diariamente produzem conhecimento e cultura popular.
Entre os convidados do evento estão Mestres de folguedos populares, como os patrimônios imateriais de Alagoas, Mestre Bia e Mestre Expedito Tavares; folcloristas como Manoel dos Passos Vilela, pesquisadores antropólogos, integrantes da Comissão do Folclore alagoano, a Focuarte, o jornalista Bertrand Moraes, da Revista Alagoana, e a produtora cultural do Instituto Boibumbarte de Cultura, Susie Cysneiros.
Serviço: II Seminário Folclore e Cultura Popular
Data: 15 de maio de 2024, a partir das 8:30h
Onde: Centro de Convenções de Viçosa
Programação:
8:30h: Abertura
9h: Palestra “O que é Patrimônio Vivo”, com apresentações dos patrimônios vivos de Viçosa;
9:30h: Oficina “Contando as histórias de Alagoas: uma vivência lúdica educativa”, com a produtora cultural Susie Cysneiros;
10:40: Apresentação da Academia de Letras, Folclore e Arte de Viçosa (Alfavi), com José Vieira Passos Filho;
10:55h: Palestra “Folclore e os folguedos em Viçosa”, com a mestra em antropologia Juliana Gonçalves;
11:30h: Apresentação cultural
13h: Palestra “Cultura popular e práticas culturais”, com o jornalista Bertrand Moraes, ao lado da Mestra das Taieiras Alagoana, Ana Paula Rocha Lins - Patrimônio Vivo de Alagoas;
13:30h: Palestra “A invenção da tradição: o passado transmitido, o presente que temos, o futuro projetado e a tradição a preservar”, com o especialista em história do Brasil e de Alagoas, secretário de cultura de Palmeira dos Índios , Cassio Junio;
14h: Palestra sobre a Nega da Costa, com especialista em história de Alagoas e membro da Comissão Alagoana de Folclore, Cícero Farias;
14:45h: Apresentações culturais e entrega de comendas;
16h: Encerramento
Últimas Notícias
Imersão formativa fortalece práticas pedagógicas e qualifica servidores da Educação em Traipu
Assembleia aprova adesão de Alagoas a programa emergencial para subsidiar o diesel
Homem é executado com mais de 10 tiros em Maragogi; moto foi deixada ao lado do corpo
VÍDEO: Lima Duarte é criticado ao dizer que evitou zona de prostituição com mulheres pretas na adolescência
Kil Freitas rompe aliança de 30 anos com grupo Calheiros, deixa MDB e declara apoio a JHC
Vídeos mais vistos
Novo residencial a preço acessível é lançado em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Assinatura de Ordem de Serviço Vale do Perucaba

