Alagoas tem a primeira oficial do Estado Maior integrando o Alto Comando da PM

Alagoas segue avançando na paridade de gênero. Após o Estado ser o primeiro Governo no Brasil a ter a sua maioria feminina no secretariado e em cargos de liderança, agora a Polícia Militar de Alagoas conta com a sua primeira mulher do quadro de Oficiais do Estado-Maior em um cargo no Alto Comando da Corporação. O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, nomeou a tenente-coronel Josiene Lima como diretora de Comunicação Social da Instituição.
A oficial superior segue fazendo história na Polícia Militar. Ela que foi a primeira mulher a comandar o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e o 5º Batalhão, Unidade que abrange o policiamento do bairro do Benedito Bentes e região - agora se torna a primeira mulher a integrar o Alto Comando da Corporação.
“Compor o Alto Comando, como a primeira Oficial Combatente nesta posição, vai além de ocupar um cargo, representa uma conquista marcante e emocionante em minha carreira e um importante legado para as oficiais que virão em seguida. Cada passo, cada desafio enfrentado ao longo do caminho, me preparou para este momento único e especial. Acredito profundamente no poder da força e da ousadia feminina para superar obstáculos e inspirar outras mulheres”, enfatizou a tenente-coronel.
A Diretoria de Comunicação Social foi criada através do decreto governamental 93.446, que estabeleceu a nova organização básica da PM/AL. A DCS é a responsável pela gestão da comunicação interna e externa, marketing, cerimonial e eventos da Instituição.
Para o comandante-geral da PM, Paulo Amorim, ter uma mulher no Alto Comando é motivo de orgulho e reconhecimento. “A nossa caserna está repleta de grandes mulheres. São oficiais e praças compromissadas com o bom andamento da corporação, altamente qualificadas e empenhadas com a Segurança Pública de Alagoas”, destacou.
Josiene Lima, a profissional e a mulher
Nascida em Penedo, a tenente-coronel Josiene Lima incorporou na PM-AL em 5 de março de 2001, fez o Curso de Formação de Oficial na Academia de Polícia Militar Arnon de Mello (APMSAM) e foi declarada aspirante-a-oficial em 12 de dezembro de 2003. Fez mestrado profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Academia do Barro Branco da PM do Estado de São Paulo.
É graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal); especialista em Comunicação Empresarial pelo Centro de Ensino Superior de Maceió; em Gestão da Comunicação e Marketing Institucional pela Universidade Castelo Branco; em Comunicação Social e em Coordenação Pedagógica, ambos pelo Centro de Altos Estudos do Exército Brasileiro. Foi Chefe do Núcleo de Relações Públicas e Ações Sociais da Assessoria de Comunicação da PM-AL, comandante do Batalhão de Polícia Escolar e a primeira mulher a comandar o BPRv e o 5º BPM; atuou no cerimonial do Tribunal de Justiça de Alagoas, foi Diretora da Divisão Técnica do Colégio da Polícia Militar, subcomandante e Chefe da Seção Técnica de Ensino do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, Diretora da Divisão Técnica da APMSAM e chefe da 4ª Seção do Estado Maior Geral.
Mulheres na PM/AL
Atualmente, a Instituição conta com 1.304 mulheres servindo na ativa, entre os quadros de oficiais e praças. Esse total representa 16,88% do efetivo total. O primeiro passo na trajetória da figura feminina na PM de Alagoas foi em 1988. As pioneiras ao oficialato foram enviadas para se qualificarem nos estados de Pernambuco e Minas Gerais, retornando no ano de 1990 para exercerem suas funções na segurança pública. À época, ainda não havia Academia de Polícia em Alagoas.
Já em 1989, um grupo de 35 mulheres finalizou o primeiro Curso de Formação de Soldados Femininos e outras 11 guerreiras concluíram o de Formação de Sargentos Femininos. Era a primeira vez que cursos, neste formato, ocorriam em terras alagoanas — tornando-se um marco na história da Corporação.
Últimas Notícias

Uerj revoga título honoris causa concedido ao ex-presidente Médici

Maior desbloqueador de celulares roubados do Estado do Rio é preso

STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

Turma do STF forma maioria para perda de mandato e 10 anos de prisão para Zambelli por invasão do sistema do CNJ

Ações da PMAL resultam em prisões por porte ilegal de arma, furto e tráfico de drogas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
