Alunos de creches municipais de Maceió participam do Dia D da Saúde Bucal

Nesta quarta-feira (8), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou os serviços odontológicos em 28 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). As ações são alusivas ao dia D Mais Saúde Bucal na Escola, que faz parte do Programa Saúde nas Escolas (PSE), tendo o objetivo de desenvolver atividades preventivas junto aos alunos para garantir os cuidados e a prevenção de doenças bucais.
As atividades fortaleceram os serviços que já são realizados de forma contínua e a Coordenação Técnica de Saúde Bucal disponibilizou equipes nessas escolas municipais para atender alunos da rede pública municipal de ensino, de modo a ampliar os atendimentos, através da avaliação e educação em saúde bucal, aplicação de flúor, orientações sobre escovação e realização de tratamento restaurador atraumático.
De acordo com Ducy Farias, coordenadora técnica de Saúde Bucal da SMS, o dia D exerce o papel fundamental de conscientizar e mobilizar pais, mães, responsáveis, alunos e profissionais da educação a intensificarem os cuidados preventivos.
“Já trabalhamos de forma rotineira em 108 escolas que estão cadastradas no PSE. Atuamos com uma equipe de dentistas, desenvolvendo um trabalho de educação e prevenção. Essa é a primeira vez que tem o dia D de Saúde Bucal nas escolas. Essa movimentação é necessária para gerar visibilidade à importância desse trabalho, que proporciona bem-estar e saúde bucal para alunos da rede de ensino. Disponibilizamos 45 dentistas para atuarem no dia 8 e realizarem diversos atendimentos e encaminhamentos adequados para um serviço de qualidade e contínuo”, ressaltou Ducy Farias.
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Zaneli Caldas, localizado no Poço, foi uma das 28 escolas que tiveram a intensificação de atendimentos odontológicos para 107 alunos, no período da manhã.
A equipe ficou responsável por realizar avaliação de saúde bucal, analisando o nível situacional na tiragem para realizar o acompanhamento adequado, em um retorno, e possíveis encaminhamentos, se necessários.
A dentista Jaize Lima, que realizou o acompanhamento no CMEI Zaneli Caldas, informou sobre a atividade na escola e sobre o potencial da campanha.
“Estamos fazendo o levantamento de risco, aqui nesse CMEI através da triagem e exame bucal, para averiguar a necessidade odontológica. A partir disso, fazemos o comunicado aos pais para um encaminhamento adequado. O Dia D é para divulgação, a fim de conscientizar e proporcionar saúde bucal de forma coletiva, um trabalho coletivo entre alunos, pais e escolar, através do contato com o profissional de saúde bucal, a fim de prevenir e tratar possíveis problemas dentários dos futuros adultos”, destacou.
As equipes se dividiram em dois turnos, manhã e tarde, para contemplar todos os alunos. A campanha nas escolas contou com distribuição de kit escovação, aplicação de flúor, orientações e palestras, e tratamentos.
O CMEI Jorge de Lima, na Santa Lúcia, contou com Tratamento Restaurador Atraumático para os alunos. Todas as atividades passaram pela autorização de pais de estudantes, a fim de proporcionar ciência sobre a importância da saúde bucal e das atividades de conscientização ampliadas.
Últimas Notícias

Miss tem coroa furtada após carro ser arrombado em rua de Fortaleza: 'Valor inestimável'

Com produtos furtados, homem tenta ferir segurança de shopping durante fuga em Maceió

Sargento mata esposa a facadas dentro de clínica médica no litoral de SP

Homem é indiciado por matar o próprio irmão com golpes de facão por causa de moto e rede de dormir, em Olivença

Lutador arapiraquense Alexandre Negão disputa maior evento de jiu-jitsu do Nordeste no mês que vem
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

3º Festival do Camarão em Arapiraca
