Em edição histórica, 3° Seminário da Carcinicultura incentiva produtores e promove aquicultura em Arapiraca
Neste sábado (27), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, encerrou o 3º Seminário da Carcinicultura após três dias de muita troca de ideias e aprendizados para a comunidade de produtores e incentivadores locais.
O evento aconteceu no Sesc Arapiraca contou com participação de grandes nomes da carcinicultura dentro e fora do Brasil.
O seminário foi iniciado na quinta-feira (25), com uma cerimônia de solenidade, e continuou na sexta (26) com uma série de palestras nacionais e internacionais debatendo temas de alta relevância como licenciamento ambiental, inovações tecnológicas e sustentabilidade O evento foi finalizado no sábado com uma atividade de campo no Sítio Poção.
O encontro contou com a presença dos secretários Genivaldo Oliveira e Hibernon Cavalcante, do deputado federal Paulão e representantes de órgãos como Sebrae, Sesc, Associação dos Criadores de Camarão de Alagoas, Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Ministério da Pesca e Aquicultura. Os participantes também contaram com a presença da secretária de aquicultura do Ministério, Tereza Nelma, e do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão, Itamar Rocha.
O deputado Paulão aproveitou para demonstrar total apoio à causa e elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Esses empreendedores têm um desafio, mas, para mim, será bem exitoso, até porque esse produto tem um valor agregado muito forte e é uma fonte de renda fundamental […] Eu queria parabenizar a gestão do prefeito Luciano Barbosa, do secretário Genivaldo e de todos estes empreendedores, e fico muito feliz sendo amigo e parceiro dessas iniciativas exitosas para melhorar a qualidade de vida do povo da cidade de Arapiraca”, enalteceu.
Quem também destacou o potencial do trabalho realizado em Arapiraca foi o Superintendente Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura, Cauê Castro. “A gente tem potencial hídrico e tem potencial econômico para se desenvolver, e são iniciativas como essa que juntam a cadeia produtiva e o setor público, através de Prefeitura, Estado e União, para fomentar e desenvolver ainda mais, dando a essas pessoas mais oportunidades para que desenvolvam a carcinicultura aqui em Arapiraca”, afirmou.
Crescimento sem freio
Arapiraca é uma cidade que sempre se destacou na produção agrícola, sendo referência nas produções de fumo, mandioca, hortaliças e abacaxi e nos últimos anos têm se desenvolvido de forma rápida no ramo da aquicultura, se tornando a grande capital do camarão no Agreste Alagoano. Em 2023, a cidade alcançou um marco de 330,48 toneladas produzidas, quase o dobro da quantidade produzida no ano anterior.
“Nós esperamos que, deste seminário, nossos produtores familiares possam retirar aprendizados e aplicar na sua atividade, conseguindo uma boa renda e proporcionando melhorias na qualidade de vida de toda a família”, finalizou o secretário Genivaldo Oliveira.
Últimas Notícias
Apostador de São Gonçalo (RJ) leva prêmio de R$ 141 milhões da Mega-Sena
Carro liga sozinho, derruba portão e assusta moradora em Uberlândia
Prefeitura de Igaci não autoriza realização de tradicional cavalgada em Lagoa do Capim e organizadores apontam motivação política
Programa leva professores de escolas públicas a intercâmbio no Panamá
11 sobreviventes de acidente com romeiros estão internados em quatro hospitais; estado de duas crianças é grave
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

