Sesau alerta sobre cuidados para evitar contaminação por leptospirose

Diante do período chuvoso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alertou a população sobre as medidas de prevenção com a leptospirose, que pode causar danos renais e hepáticos, evoluindo até mesmo para morte.
Os principais sintomas da doença são febre alta, mal-estar, dores de cabeça constantes e intensas, dores no corpo, principalmente, na panturrilha, cansaço, calafrios, dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e desidratação.
Nos casos mais graves, segundo a Sesau, pode ocorrer amarelamento da pele e dos olhos.
Segundo a técnica do Programa Estadual de Vigilância e Controle das Zoonoses, Bianca Suruagy, devido ao início da quadra chuvosa, a bactéria leptospira se mistura à água acumulada e à lama, facilitando a contaminação.
“A população deve evitar o contato com água e lama decorrente das chuvas, e os pais e responsáveis pelas crianças devem estar atentos, evitando que elas nadem ou brinquem nesses locais, possivelmente contaminados com a urina de animais, que representa a principal fonte de transmissão da doença”, explicou.
Quem trabalha realizando limpeza de lama, entulho e esgoto deve usar botas e luvas de borracha para evitar o contato da pele com a água e lama contaminadas. Em ambiente domiciliar, é preciso tomar os cuidados básicos para evitar a presença de roedores, incluindo guardar alimentos em recipientes bem fechados, retirar sobras de alimentos, evitar o acúmulo de entulhos e lixos.
Últimas Notícias

Morre aos 80 anos o cantor e compositor alagoano Célio Roberto, o “Cigano” da música brasileira

Lanchonete desconfia de golpe do PIX e envia pedra no lugar de sanduíche

Turista morre ao cair de 50 metros de altura na Chapada dos Veadeiros

Pinguim é encontrado na Praia do Gunga, em Alagoas, e mobiliza biólogos

Homem tem possível surto psicótico e passa horas no telhado de residência em Arapiraca
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca
