Alagoas recebe as primeiras doses de vacina contra dengue nesta sexta-feira (26)

Alagoas irá receber do Ministério da Saúde (MS) as primeiras doses de vacina contra a dengue na sexta-feira (26), conforme informou o Ministério da Saúde (MS). A princípio, 12 municípios alagoanos serão contemplados com o imunizante Qdenga, segundo comunicado emitido para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
As cidades contempladas integram a I Região de Saúde, formada pelos municípios Flexeiras, Messias, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Rio Largo, Maceió, Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Pilar. As informações sobre o público-alvo que será contemplado, serão emitidas posteriormente, após publicação de Nota Técnica pelo MS.
Antes mesmo de receber a vacina, a Sesau trabalhou em uma série de ações nos municípios alagoanos para a prevenção contra a dengue. O objetivo foi evitar que Alagoas venha a registrar uma epidemia de dengue, como já ocorre em diversos estados brasileiros, segundo ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.
“Durante a iniciativa, que está percorrendo diversas cidades de Alagoas, foram distribuídos materiais informativos e foram esclarecidas dúvidas das pessoas sobre como evitar o surgimento de focos do mosquito. Agora com uma vacina temos mais uma arma contra o mosquito. O conhecimento é sempre a maior arma contra a dengue. Com a ajuda da população iremos vencer esse desafio e nocautear a dengue em Alagoas”, disse o gestor da saúde estadual, conclamando os alagoanos a se vacinarem contra a dengue.
De acordo com o Ministério da Saúde, a dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti. Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas com idade mais avançada e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.
Ainda de acordo com o MS, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Últimas Notícias

Morre aos 80 anos o cantor e compositor alagoano Célio Roberto, o “Cigano” da música brasileira

Lanchonete desconfia de golpe do PIX e envia pedra no lugar de sanduíche

Turista morre ao cair de 50 metros de altura na Chapada dos Veadeiros

Pinguim é encontrado na Praia do Gunga, em Alagoas, e mobiliza biólogos

Homem tem possível surto psicótico e passa horas no telhado de residência em Arapiraca
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca
