Sesau discute melhorias para a saúde pública de Alagoas durante agenda oficial em Brasília

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, participou, nesta quarta-feira (24), da reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), em Brasília. Durante o encontro, que reuniu gestores de todos os estados brasileiros, foram discutidos temas que visam qualificar a assistência em saúde para os alagoanos.
Acompanhado do secretário executivo de Gestão Interna, Éder Correia, o titular da saúde estadual salientou que os temas debatidos na reunião do CONASS impactam diretamente nos serviços oferecidos pela Rede Pública de Alagoas. Um dos pontos debatidos foi o impacto da judicialização da saúde, que tem aumentado ano após ano, na Política da Atenção Especializada.
"Os temas debatidos durante a reunião do CONASS impactam na assistência aos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde] e, por isso, a participação de Alagoas nestas discussões é fundamental. Isso porque, além de conhecermos ações assistenciais colocadas em prática em outros Estados, também compartilhamos experiências exitosas implementadas em Alagoas, que fazem a diferença na vida do povo alagoano", ressaltou Gustavo Pontes de Miranda.
Entre as iniciativas implementadas na saúde de Alagoas e que são modelo para os demais Estados brasileiros, está, por exemplo, o Programa Salva Mais. Por meio dele, houve a união das Centrais de Atendimento do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] e do Corpo de Bombeiros [Militar de Alagoas], que, na prática, representam a integração dos Sistemas de Urgência e Emergência, assegurando que cada órgão cumpra a atribuição para a qual é designado.
Arboviroses
Ainda durante a reunião do CONASS foi discutida a situação das arboviroses no Brasil, com detalhamento sobre a situação epidemiológica de cada região. Isso porque o país vem registrando um aumento exponencial de casos de dengue este ano, com vários Estados em situação epidêmica, o que impacta na assistência prestada pelos serviços de saúde.
"Felizmente não estamos em uma situação crítica quanto ao número de casos e óbitos por arboviroses, mas temos que nos manter vigilantes com relação às medidas de combate ao vetor da dengue, zika e chikungunya, que é o Aedes aegypti. Já realizamos dois Dias D de Combate à Dengue e ações educativas em vários pontos do Estado, mas a população deve adotar as medidas de prevenção para evitar os criadouros da fêmea do vetor, que se desenvolve em locais com a concentração de água limpa e parada", ressaltou Gustavo Pontes de Miranda, que cumpre agenda oficial em Brasília até esta quinta-feira (25).
Últimas Notícias

Com trilha radical e sorteio de bike, 1º Pedal dos Brutos promete agitar Viçosa no dia 26 de outubro

Jovem morador de Estrela de Alagoas pode ser o primeiro caso de intoxicação por metanol no Estado

Criminosos utilizam nome da vigilância sanitária para aplicar golpes em academias de Maceió

Incêndio destrói apartamento no Alto do Cruzeiro, em Arapiraca; assista

Balde de água fria: Apesar de ser afiliada, sinal da TV Asa Branca não foi transmitido pela Globoplay em Alagoas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

62 anos de Emancipação Política de Coité do Nóia

Inauguração do Supermercado São Luiz no bairro Massaranduba

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
