Oito líderes de facção são transferidos do Presídio do Agreste por recrutamento de detentos e atos de violência
Oito líderes de uma facção criminosa que estavam cumprindo pena no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, tiveram as visitas íntimas suspensas e ficarão em cela individual no sistema prisional da capital. A decisão é do juiz Alexandre Machado de Oliveira, da Vara de Execuções Penais de Maceió, e foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta terça (23).
De acordo com o juiz, eles estavam "subvertendo a ordem e a disciplina interna da unidade prisional, com o intuito de expandir a facção com o ingresso de novos membros, com ameaças e intimidações a presos não faccionados e violência física e moral contra policiais e colaboradores"
Com inclusão dos detentos no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), as visitas de familiares serão gravadas e eles não terão contato físico. Eles também devem usar algemas no deslocamento dentro do presídio, terão as correspondências fiscalizadas e participarão de audiências, preferencialmente, por videoconferência. Os presos terão direito a duas horas de banho de sol diárias.
A transferência dos homens aconteceu nesta segunda-feira (22) e foi realizada pela Polícia Penal. A permanência dos detentos no RDD será de 180 dias.
"Se organizações criminosas nascem dentro do sistema prisional e, a partir dele, ganham as ruas, torna-se imperioso que o enfrentamento aconteça a partir do ninho, de modo que a prisão não deve ser vista como uma instituição inerte, mas sim um aparelho disciplinar exaustivo, um mecanismo potente de obstáculo à imoralidade desse tipo de associação", afirma Alexandre Machado.
"O RDD se justifica na perspectiva de que viabiliza a neutralização dessas oito lideranças, cujas penas somadas superam 200 anos, com condenações transitadas em julgado pela prática de homicídios, tráfico, associação para o tráfico, roubo, corrupção de menores, ocultação de cadáver e outros tipos penais, e que apresentam alto potencial de lesividade, aptos a corromper todo o sistema prisional alagoano", completa o magistrado.
Últimas Notícias
Inscrições para processo seletivo do Colégio Tiradentes começam nesta segunda-feira
Jacaré é encontrado morto nas margens do Riacho Piauí e acende alerta ambiental
Prefeitura de Penedo realiza entrega de óculos do Programa Sua Vida com Novo Olhar na sexta-feira, 07
Geórgia liberta adolescente grávida do Reino Unido que contrabandeava drogas da Tailândia
Policial militar alagoana eterniza pioneiras da PM em livro lançado na Bienal
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

