Após renúncia de Dom Antônio Muniz, solenidade marca posse de Dom Beto Breis na Arquidiocese de Maceió

Ocorreu neste sábado, 20, a Missa em ação de graças pelo início do governo pastoral do arcebispo metropolitano Dom Beto Breis, OFM, que está assumindo o posto deixado pelo arcebispo emérito Dom Antônio Muniz. A missa ocorreu na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, localizada no Centro de Maceió.
O Papa Francisco aceitou a renúncia do arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz no último dia 03. O Papa aceitou a justificativa de Dom Antônio Muniz, que, na carta de renúncia alegou que precisava cuidar da saúde.
"Ao recebermos a notícia de que o Santo Padre, o Papa Francisco, acolheu o seu pedido de renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Maceió, em Alagoas, unimo-nos em agradecimento a Deus por sua vocação e pelos 25 anos dedicados ao pastoreio do povo de Deus em Guarabira e em Maceió", diz a carta enviada pelo Papa Francisco.
A celebração de posse do arcebispo metropolitano Dom Beto Breis, neste sábado, reuniu não apenas o clero e os religiosos, mas também seminaristas, movimentos e fiéis de diversas paróquias.O evento teve início com uma solene procissão de entrada, na qual estavam presentes bispos, padres, religiosos, diáconos, seminaristas e representantes de movimentos, pastorais, grupos e organismos.
Um momento especialmente simbólico marcou o começo da cerimônia, com a entrega do báculo a Dom Beto Breis pelas mãos do arcebispo emérito Dom Antônio Muniz. O cajado episcopal utilizado é o mesmo desde o primeiro arcebispo, Dom Antônio Manuel Brandão (1901).
Associando o perfil episcopal ao de Jesus, o Bom Pastor, Dom Beto, com base no Evangelho do 4º Domingo da Páscoa (João 10,11-18), enfatizou a importância da proximidade, comunhão e unidade entre os sacerdotes e fiéis. Referenciou também o lema da Campanha da Fraternidade, “Vós sois todos irmãos e irmãs (Mt 23,8)”, e destacou a sinodalidade, mencionando sua participação na 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos últimos dez dias.
Em suas palavras, Dom Beto ressaltou que a dignidade de um bispo não está na vestimenta, mas na essência de seu serviço como pastor, seguindo o exemplo do Bom Pastor. Ele convocou os irmãos sacerdotes a caminharem juntos, protegendo o rebanho de “leões ferozes”, e pediu aos fiéis proximidade e unidade em torno de Jesus, pastor por excelência.
Ao término da celebração, o vigário-geral da Arquidiocese de Maceió, monsenhor José Augusto, expressou gratidão a Dom Antônio Muniz e acolheu Dom Beto Breis em nome do clero.
A participação massiva dos leigos tornou a Catedral pequena para acomodar todos os presentes. Uma caravana de 50 fiéis da Paróquia Santa Maria Madalena, de União dos Palmares, percorreu 80km para participar da Missa, demonstrando grande entusiasmo e apoio ao novo arcebispo.
Dom Beto Breis, nascido em São Francisco do Sul (SC) em 16 de setembro de 1965, é frade menor franciscano desde a década de 1980. Antes de assumir como arcebispo metropolitano de Maceió, ele serviu como bispo coadjutor de Juazeiro da Bahia (BA), tornando-se o quarto bispo da diocese em setembro de 2016.
Últimas Notícias

Pai é condenado a mais de 50 anos de prisão por matar filho de 4 anos envenenado e tentar culpar creche em Maceió

São Paulo vacila na defesa, perde para a LDU e fica em situação delicada na Libertadores

Mega-Sena não tem acertador e prêmio vai a R$ 40 milhões; veja dezenas

Condutor de Porsche perde controle da direção e colide com árvore em Arapiraca

Paulo Dantas entrega três quilômetros de pavimentação urbana em Cacimbinhas
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
