Incra anuncia finalização dos trabalhos para o assentamento nas áreas da Laginha

Centenas de trabalhadores sem-terra recepcionaram na tarde da última quinta-feira (18), no pátio da usina Laginha, no município de União dos Palmares, representantes de órgãos federais e estaduais em Alagoas para cobrar a destinação das terras da massa falida da indústria para a reforma agrária. No ato público, o superintendente substituto do Incra, José Ubiratan, anunciou a continuidade dos trabalhos para conclusão da demarcação de cerca de 12 mil hectares de terras, a finalização do cadastramento das famílias acampadas e o início do levantamento dos imóveis para elaboração do laudo agronômico.
Também participaram do ato o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Gilberto Coutinho, e o presidente do Instituto de Terras de Alagoas (Iteral), Jaime Silva. Lideranças de sete movimentos sociais do campo dividiram com os representantes das instituições públicas um palanque improvisado num caminhão e discursaram à multidão.
Em sua fala, Ubiratan destacou a importância desse trabalho do Incra como contribuição ao programa Terra da Gente, lançado recentemente pelo governo federal como nova estratégia para destinação de terras à reforma agrária. “Com o atendimento dessas demandas dos movimentos e o assentamento das famílias da Laginha, queremos reforçar o compromisso do governo Lula com o acesso das famílias à terra, de forma pacífica, reduzindo, com isso, os conflitos agrários.”
Jaime Silva, do Iteral, ressaltou a importância de renovação e fortalecimento da parceria do governo federal, através do MDA e do Incra, para a obtenção e criação de novos assentamentos, naquela região e no restante do estado. “Agora, eu tenho certeza de que a reforma agrária aqui na Laginha e em outras áreas vai acontecer, porque hoje nós temos apoio total do governo federal”.
Os trabalhadores presentes ao evento estão acampadas há pouco mais de uma década. Dados dos movimentos apontam em torno de 3 mil famílias ocupantes de 29 imóveis rurais da usina. O cadastramento do Incra, que está tendo continuidade esta semana, indicará os dados reais e atualizados para apresentar a capacidade de assentamento das famílias. Equipes da autarquia estão na área desde o início da semana para a continuidade e conclusão dos trabalhos técnicos.
As terras das usinas Guaxuma, em Coruripe, Uruba, em Atalaia, e Laginha passaram a ser reivindicadas por famílias de vários movimentos do campo entre 2012 e 2014. As áreas de Atalaia e parte das áreas de Coruripe foram desocupadas ao longo dos anos, e, atualmente, sete movimentos reforçam a demanda pelas terras da Laginha.
Últimas Notícias

Vencedor? Sim! Neném? Também! Pequeno campeão de Jiu-Jitsu viraliza ao usar chupeta no pódio

Jovem autista emociona ao comprar presente de Dia das Mães sozinho: "Achei que ele nunca ia falar"

Marrone, da dupla com Bruno, cai do palco em show em Goiânia e leva pontos na testa

Irmão revela que Papa Leão XIV fez profecia antes de entrar no conclave e ignorou conselho

Casal condenado após devolver menino adotado teria se recusado ao acolhê-lo quando ele fugiu de abrigo para voltar à casa de ex-adotantes
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

3º Festival do Camarão em Arapiraca
