Governo de AL avança em estudo sobre produção de energia limpa para crescimento socioeconômico

O Governo de Alagoas e a Essenz Soluções avançam nos estudos para a exploração e produção de energia limpa em prol do desenvolvimento socioeconômico do estado. A partir do diagnóstico do potencial energético apresentado pela consultoria nesta segunda-feira (15), o governador Paulo Dantas já solicitou a elaboração de um plano de ação para próxima reunião do Consórcio Nordeste, em maio, no Ceará.
Paulo solicitou a elaboração de ações estratégicas para ampliar a matriz energética alagoana de forma limpa, responsável e preocupada com o meio ambiente e com investimentos em fontes renováveis. "A pauta verde tem sido uma de nossas metas. A nossa gestão busca transformar todo o nosso potencial de energia limpa e renovável em desenvolvimento socioeconômico de Alagoas", ressaltou.
A secretária de Estado da Fazenda (Sefaz), Renata Santos, observou também a importância da elaboração do plano de ações para traçar parâmetros técnicos e econômicos para atrair investimentos em energias renováveis. “Através desse diagnóstico, temos a oportunidade de desenvolver o estado economicamente com por meio de recursos naturais, bem como poderemos atrair parcerias privadas, garantindo investimentos no estado”, destacou.
Responsável pela elaboração do diagnóstico, o consultor Guilherme Dantas, ressaltou que Alagoas tem potencial energético que não se encontra em outros estados do Nordeste. "Alagoas tem peças energéticas a exemplo do brinquedo Lego. Nesse Lego, Alagoas tem peças que são diferenciais, que têm especificidades, potenciais energéticos", disse. No estudo de 100 páginas, o consultor identificou potenciais energéticos no setor sucroenergético, na captura de sequestro de carbono de bioenergia, metanol e uso combustível renovável nos aviões.
Para contar com as energias solar e eólica, o Governo de Alagoas segue com negociações com a Casa dos Ventos, especializada em projetos de geração de energia através de fontes renováveis no país. Há a expectativa da criação de complexo eólico em Delmiro Gouveia, por meio da EDP, empresa com atuação, no Rio Grande do Norte. Também estiveram presentes o deputado estadual Dudu Ronalsa, os secretários de Estado Felipe Cordeiro (Gabinete Civil) e Mozart Amaral (Transportes e Desenvolvimento Urbano).
Últimas Notícias

Enquanto gravava matéria sobre afogamento, repórter pisa em corpo de menina que estava desaparecida

Sindicato dos Advogados de Alagoas esclarece dúvidas sobre herança e divisão de bens

Bope prende suspeito com aparelhos eletrônicos roubados em Maceió

Após 3 anos foragido, professor acusado de abusar sexualmente de 18 alunas é preso escondido debaixo de sofá

Operação conjunta intensifica fiscalização ambiental em áreas protegidas de Maceió
Vídeos mais vistos

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
