Casa-Museu Graciliano Ramos é reinaugurada em Palmeira dos Índios após restauração
Com grande relevância cultural e histórica para Alagoas, a Casa-Museu Graciliano Ramos, tombada pelo patrimônio histórico do Brasil, reabriu as portas no último domingo (7) em Palmeira dos Índios, região Agreste. O evento destacou o legado de Graciliano Ramos na literatura brasileira e a sua memória biográfica.
A reinauguração é oriunda da parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da emenda parlamentar do deputado federal Paulão e da prefeitura municipal de Palmeira dos Índios.
Na solenidade estiveram presentes o prefeito Júlio Cezar, a primeira-dama, Karla Cavalcante, o vice-prefeito, Márcio Henrique, o deputado Federal Paulão, a coordenadora dos Sistemas Alagoano de Museus e de Bibliotecas Públicas do Estado, Mira Dantas, a representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Joelma Farias e representantes da sociedade civil.
Para a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, os investimentos em equipamentos culturais representam um reforço à memória cultural alagoana. “A reabertura da Casa Museu Graciliano Ramos mostra o quão importante é este equipamento para a disseminação do legado de Graciliano Ramos na história da literatura brasileira deste país”, pontuou a secretária.
“Graciliano Ramos é um grande nome da literatura do nosso país e a reabertura da sua Casa-Museu é um momento de destaque onde inúmeras pessoas poderão ser acolhidas e conhecer de perto a trajetória do grande escritor que ele foi. Além disso, todo o acervo museológico disponível hoje coopera para que os visitantes saibam da importância de Graciliano Ramos para a cultura do nosso país”, disse a coordenadora do Sistemas de Museus e Bibliotecas Públicas de Alagoas, Mira Dantas.
A Casa-Museu integra o Sistema de Museus de Alagoas, gerenciado pelo Governo de Alagoas, e está aberta para receber e compartilhar a história do renomado escritor alagoano, que ficou conhecido em todo o país com as suas produções literárias. No local os visitantes podem prestigiar um acervo rico com obras originais, fotografias, roupas, máquinas de escrever, entre outros itens. A visitação é gratuita e acontece de terça-feira a domingo, das 09h às 17h.
Últimas Notícias
Servidor é exonerado após usar carro de órgão público para fazer sexo
Acidente entre carro e moto deixa duas pessoas feridas em Maceió
Sesau alerta sobre risco de acidentes com escorpiões no verão
Operação do Programa Na Base do Sossego da SSP realiza 10 apreensões no fim de semana

