Detran apresenta ações para redução de sinistros e mortes ao secretário Nacional de Trânsito

Por redação com Agência Alagoas 08/04/2024 18h06
Por redação com Agência Alagoas 08/04/2024 18h06
Detran apresenta ações para redução de sinistros e mortes ao secretário Nacional de Trânsito
Marco Fireman e Adrualdo Catão durante encontro que ocorreu na sede do Detran, em Maceió - Foto: Fellipe Yuri / Ascom Detran

Para mostrar os avanços que estão sendo conquistados em Alagoas a partir do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) recebeu a visita técnica do secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, nesta segunda-feira (8).

O Pnatrans estabelece metas, planos e ações para reduzir pela metade o índice de mortes e lesões até o final de 2030, orientando os órgãos estaduais, municipais e federais que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito.

O diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, aproveitou o momento para apresentar as ações que estão sendo implantadas para reduzir sinistros nos principais pontos do estado.

“O Adrualdo também veio nos mostrar uma nova metodologia para mapear os sinistros de trânsito e soluções para ampliar a política nacional de trânsito que ele está trazendo para todo o Brasil. Esse novo modelo vai capturar as informações de lugares onde há sinistros recorrentes e, assim, vamos poder buscar soluções em conjunto para conseguir reduzir-los nesses pontos”, explicou o diretor-presidente do Detran.

Adrualdo Catão, secretário Nacional de Trânsito, parabenizou o engajamento da equipe do Detran Alagoas no projeto do novo Registro Nacional de Estatística (Renaest), que vai dar mais eficiência e robustez à estatística de trânsito no país.

“O Detran de Alagoas já é um dos mais engajados no modelo atual do Renaest. Viemos aqui para tirar dúvidas, apresentar questionamentos, porque o Detran quer ser um dos primeiros a engajar todo o estado nesse novo modelo. Isso é uma coisa que nos dá muito orgulho, principalmente para mim, que sou alagoano e fui diretor-presidente daqui. Quero parabenizar o presidente Marco Fireman, que realmente está apresentando cada vez mais o Detran de Alagoas e suas novas tecnologias para o Brasil”, disse o secretário da Senatran.

Também participaram da reunião Lisiane Rocha, diretora Operacional de Trânsito; Renan Silva, chefe de Segurança de Trânsito; Ricardo Cintra, diretor de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade; e Tiago Simplício, coordenador Jurídico do Detran Alagoas.