Sábado de campeões; confira os times que já conquistaram o título estadual em 2024

Por redação 07/04/2024 09h09 - Atualizado em 07/04/2024 14h02
Por redação 07/04/2024 09h09 Atualizado em 07/04/2024 14h02
Sábado de campeões; confira os times que já conquistaram o título estadual em 2024
Anselmo Ramon comemora o segundo gol do CRB - Foto: Ailton Cruz

O sábado (6) foi marcado por jogos de volta em várias decisões de estaduais pelo país, tendo sido conhecidos vários campeões na temporada. Em Alagoas, o filme foi repetido, o CRB levou a melhor contra o ASA novamente, venceu por 3 a 1 o jogo, em Maceió e se sagrou tricampeão estadual, já que na partida de ida o time da capital havia vencido por 1 a 0, em Arapiraca. Foi o 34º título Alagoano do Galo na história. 

Formação do CRB na final contra o ASA (Foto: AIlton Cruz)

Pernambuco

O Sport foi bicampeão após um empate sem gols com o Náutico, na Arena de Pernambuco. O Leão fez valer a vantagem de ter vencido o jogo de ida, nos Aflitos, por 2 a 0. Foi a 44ª conquista de estadual do Leão da Ilha.

Rafael Thyere comemora título do Sport sobre o Náutico (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Piauí

O Altos voltou a conquistar o Campeonato Piauiense, o quarto de sua história. No jogo de volta da final, o Jacaré venceu o Parnahyba nos pênaltis e levantou a taça. O time ainda teve um jogador expulso no primeiro tempo da partida, mas conseguiu segurar a pressão do Tubarão nos minutos finais, manter o 0 a 0 no placar, se repetindo o mesmo placar do jogo de ida e levar a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, o Altos superou o adversário por 4 a 3 e comemorou a conquista.

Altos Campeão Piauiense de 2024 (Foto: Wesley Douglas)

Ceará

O cearense foi mais um campeonato que acabou sendo decidido nos pênaltis. Ceará e Fortelza voltaram a empatar, desta vez em 1 a 1, já que na partida de ida havia sido 0 a 0 e a disputa do título foi para os pênaltis. O Vozão levou a melhor, venceu por 3 a 2 e conquistou sua 46ª taça, empatando com seu maior rival, o próprio Fortaleza no ranking de títulos.

Lucas Emanuel/FCF

Rio Grande do Sul

O Grêmio conquistou o heptacampeonato gaúcho. O Tricolor derrotou o Juventude por 3 a 1, na Arena, e conquistou o 43º título estadual, o sétimo seguido. Gilberto abriu o placar para o Alviverde, mas Cristaldo e Diego Costa, entre 41 e 43 minutos do primeiro tempo, viraram para o Tricolor. Na etapa final, aos 41, Nathan Fernandes selou a vitória. O jogo de ida, em Caxias do Sul terminou empatado em 0 a 0.

Grêmio campeão gaúcho (Foto: Lucas Uebel/Divulgação)

Santa Catarina

O Criciúma é o campeão do Catarinense 2024. O Tigre empatou em 1 a 1 com o Brusque na decisão, desta vez no Estádio Heriberto Hülse, e garantiu a 12ª taça da competição estadual já que venceu o jogo de ida (2 a 1). Higor Meritão abriu o placar para o time casa, e Gustavo, com um gol contra, igualou para os visitantes.

Comemoração do Campeonato Catarinense (Foto: NSC TV, Reprodução)

Mato Grosso

O Cuiabá voltou a ser campeão do Mato-grossense. O Dourado venceu o União de Rondonópolis por 1 a 0, no Luthero Lopes. Clayson marcou o gol da vitória auriverde aos 24 minutos do primeiro tempo, que deu o inédito tetracampeonato consecutivo do Mato-grossense para o time da capital. A equipe agora tem 13 conquistas do Mato-grossense. Foi a sexta vez que o clube levanta a taça sem perder nenhum jogo durante toda a campanha.

Cuiabá campeão mato-grossense 2024 (Foto: Gil Gomes/FMF)

Paraná

O Athletico é campeão do Paranaense 2024! O Furacão venceu o Maringá por 3 a 0, na Ligga Arena e confirmou a vantagem obtida no jogo de ida para levantar a taça. Pablo abriu o placar, Fernandinho ampliou de pênalti, ambos no primeiro tempo, e Mastriani fechou a vitória já nos acréscimos da etapa final, decretando a conquista do Rubro-Negro. O Athletico conquista o Campeonato Paranaense pela 28ª vez na história da competição.

Athletico campeão do Paranaense 2024 (Foto: José Tramontin/Athletico)

Distrito Federal

Foi com emoção que o campeonato do Distrito Federal foi decidido. Após empates em 1 a 1 no jogo de ida e 0 a 0 na partida de volta, Ceilândia e Capital decidiram a taça nos pênaltis. Na marca da cal, o goleiro Thiago Santos foi decisivo e, com quatro defesas, ajudou o Ceilândia a vencer por 4 a 3 e conquistar o título local pela terceira vez na história, encerrando um jejum de 12 anos.

Lucas Magalhães

Tocantins

Foram 30 anos de espera! A primeira e única conquista foi em 1994, após isso o União caiu em duas semifinais e ficou um longo período inativo. Fim do jejum e fim da hegemonia do Tocantinópolis, que defendia o tetra seguido. O União é o campeão Tocantinense 2024 de forma invicta, dentro do estádio Mirandão, em Araguaína. A equipe celeste entrou em campo precisando apenas de um empate para levantar a taça, após ter vencido o jogo de ida, por 2 a 1, mas voltou a vencer e de virada por 2 a 1 e conquistou a taça.

União é campeão invicto no Tocantinense 2024 (Foto: TV Anhanguera-TO)