Hospital de Emergência do Agreste realiza treinamento sobre higienização correta das mãos

Por Assessoria 06/04/2024 10h10
Por Assessoria 06/04/2024 10h10
Hospital de Emergência do Agreste realiza treinamento sobre higienização correta das mãos
Higienização correta das mãos - Foto: Assessoria Uneal

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, tem realizado, de maneira didática, ações para reforçar o tema Comunicação e Trabalho em Equipe.

O tema foi escolhido pelo Ministério da Saúde (MS) e visa tratar a segurança do paciente, já que abril é o mês dedicado a conscientizar sobre a importância de atitudes diárias para assegurar o bem estar dos pacientes assistidos nas unidades hospitalares.

“O tema é fundamental para o dia a dia hospitalar. É fundamental que ocorra uma comunicação eficaz entre as equipes na troca de plantão, visando saber sobre cada paciente, quais as providências e medicamentos adotados. Além disso, trabalhamos as metas de segurança do paciente, realizadas ao longo do ano”, afirmou a enfermeira Gleidmar Bezerra, coordenadora do NSP.

Higienizar as Mãos

De acordo com ela, entre as ações implementadas ao longo deste mês está o ato de ensinar ou relembrar estudantes e profissionais do HEA sobre a importância de higienizar as mãos na rotina da instituição. Gleidmar Bezerra disponibiliza uma tinta para os voluntários passarem nas mãos simulando a higienização. Em seguida, eles colocam as mãos, já pintadas, dentro de uma caixa com luz diferenciada preparada especificamente para este tipo de treinamento.

“Com esta luz e a tinta especial utilizada neste treinamento, podemos ver onde estão as falhas na higienização das mãos. Então a explicação vem acompanhada pelo exemplo. Ele mostra quando a gente não faz a higienização correta das mãos, seja com água e sabão ou com álcool a 70°. Nas falhas podem se proliferar bactérias ou fungos, que podem provocar infecções nos pacientes quando os profissionais forem realizar algum procedimento. Além disso, o profissional pode até estar levando doenças para casa. Trabalhando juntos, e não estou falando apenas do HEA, vamos conseguir reduzir a possibilidade de infecção”, disse Gleidmar Bezerra.

Estagiária como técnica em enfermagem no HEA, Amanda Barbosa, ressaltou a importância do treinamento. “Foi ótimo para relembrar as aulas que a gente aprendeu logo no início do curso sobre como lavar as mãos corretamente. Senão a gente acaba caindo na rotina de só lavar de vez em quando, dependendo da situação. Fazendo da maneira correta a gente protege o paciente e a gente”, afirmou.

O técnico em enfermagem do HEA, Eliandro Albuquerque, foi voluntário no treinamento e considerou a dinâmica importante para a redução de infecção hospitalar. “Achei interessante a iniciativa adota pelo hospital em oferecer este treinamento. Parece simples, mas é muito importante estar sempre lembrando e relembrando os protocolos de segurança”, declarou.

Passo a Passo

Identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar infecções; e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão. Esses são os passos que devem ser seguidos pelos profissionais que integram as equipes multidisciplinares que compõem o HEA.

“É um ótimo trabalho de conscientização. As equipes de plantão participam ativamente destas atividades e isso só reforça o interesse de todos em avançar, cada vez mais, nos itens de segurança”, confirmou a diretora-geral do HEA. Bárbara Albuquerque.