Hospital da Criança de Alagoas é referência na assistência a crianças com Transtorno do Espectro Autista

02/04/2024 16h04
02/04/2024 16h04
Hospital da Criança de Alagoas é referência na assistência a crianças com Transtorno do Espectro Autista
Hospital da Criança - Foto: Carla Cleto/ Ascom Sesau

O Hospital da Criança de Alagoas (HCA), situado em Maceió e vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realiza atendimento de referência para pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Ambulatório de Especialidades da unidade hospitalar, os pequenos realizam suas consultas de rotina.



De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse transtorno afeta uma em cada 100 crianças em todo o planeta. O autismo é uma síndrome comportamental complexa, que tem origem no desenvolvimento cerebral da criança. “Essa condição leva a dificuldades de interação social, de comunicação e restrição comportamental”, reforça o psiquiatra do HCA, Felipe Nobre.



O TEA pode ser classificado em três níveis, indo da forma mais branda até a mais severa. Para todos os casos, é muito importante que o autista tenha um acompanhamento com uma equipe multidisciplinar para promover mais autonomia e qualidade de vida ao paciente.







“Temos no Ambulatório de Especialidades, profissionais como psicólogo, psiquiatra, neurologista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, nutricionista e nutrólogo que realizam atendimentos de excelência para os nossos pacientes autistas. Os pais e responsáveis precisam fazer a marcação das consultas nos postos de saúde municipais ou nas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) da cidade de residência”, afirma o diretor clínico do HCA, o pediatra Roney Damacena.



Assistido









Do interior do Estado, João Miguel dos Santos, de 6 anos, vem com a mãe Raquel Santos para a capital a cada três meses, visando se consultar com vários profissionais no HCA. Ele é assistido pela equipe multidisciplinar da unidade hospitalar, com o intuito de conquistar mais autonomia e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida.



“O João Miguel é uma benção de Deus. É muito importante para ele e para muitas crianças ter o acompanhamento médico. No Hospital da Criança temos ótimos profissionais e, aqui, temos um grande suporte para as crianças que têm autismo”, declara a mãe do pequeno. Dia Mundial de Conscientização do Autismo





Esta terça-feira (2) é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, com o intuito de difundir mais informações sobre essa condição e diminuir o preconceito. Em 2018, essa data também foi instituída no Brasil pela Lei 13652/2018. Já a Lei 12.764 de 2012, determinou que os autistas são consideradas pessoas com deficiência, instituindo a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.